CINE 5 anos – Rodrigo Szostak: capa de revista de altíssimo fator de impacto.
01 de December de 2023
01 de December de 2023

Menos de dois anos após o seu doutoramento, Rodrigo Szostak teve a satisfação de ver seu nome como primeiro autor de um artigo científico na capa de um periódico de altíssimo impacto, o Chemical Reviews (fator de impacto 62,1). “Participar do artigo foi um desafio e uma satisfação muito grande. Isso porque é uma revista muito importante na área de Química que é lida por praticamente toda a comunidade, e também pelo fato de o artigo ser bastante abrangente e extenso”, diz Rodrigo, que é membro do CINE desde a criação do Centro.

Com 77 páginas e 418 referências, o artigo apresenta uma revisão dos resultados conseguidos até o momento no estudo de materiais do grupo das perovskitas, graças ao uso de técnicas de análise de ponta. Os autores mostram como esses avanços científicos aceleraram o desenvolvimento tecnológico das células solares de perovskita.

Além de escrever essa história, Rodrigo foi um dos seus protagonistas. No seu doutorado na Unicamp, que teve orientação de Ana Flávia Nogueira e Hélio Cesar Nogueira Tolentino, ele desenvolveu e utilizou métodos que revelam as propriedades das perovskitas enquanto esses materiais estão se formando, em tempo real.

E agora, no pós-doutorado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o jovem cientista está dando continuidade a esses estudos. Além de contar com a excelente infraestrutura do Sirius (o novo síncrotron brasileiro), Rodrigo teve a oportunidade de realizar uma missão científica de uma semana no síncrotron do Lawrence Berkeley National Laboratory (Estados Unidos), com financiamento do CINE, para fazer uma série de experimentos. “A viagem a Berkeley foi importante para conhecer um laboratório no exterior com um equipamento único, além de interagir com outros pesquisadores que têm feito um excelente trabalho na área”, diz o pós-doc.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial