Projeto do CINE aprovado no Programa Rota 2030 vai desenvolver solução para veículos elétricos a etanol
13 de agosto de 2021
13 de agosto de 2021

Contato



Hudson Zanin
UNICAMP - Brasil

O Programa de Armazenamento Avançado de Energia (AES) do CINE anuncia a aprovação de um projeto no FINEP 2030, programa que tem por objetivo o desenvolvimento da cadeia do setor automotivo dentro do Programa Rota 2030 do Governo Federal.

O projeto da AES se propõe a desenvolver uma solução para veículos elétricos com geração embarcada de eletricidade a partir do etanol. “Este novo projeto desenvolverá duas classes de baterias, além de células a combustível de terceira geração com reformador de etanol interno e externo”, conta o professor Hudson Zanin (UNICAMP), pesquisador principal no CINE no AES. No sistema proposto, as células a combustível vão gerar eletricidade a partir do etanol, enquanto baterias de lítio-enxofre funcionarão como armazenadoras e fontes de alta densidade de energia, e baterias de lítio ricas em níquel farão o papel dos sistemas de potência, explica Zanin.

O projeto foi aprovado no início de julho dentro da Chamada Pública MCTI/FINEP/PROGRAMA FINEP 2030 – Rede de ICT – 01/2020 e receberá recursos da FINEP, além do financiamento corrente da FAPESP e da Shell, que são patrocinadoras fundadoras do CINE. Algumas empresas apoiam o projeto, dentre elas, as montadoras Volkswagen, CAOA e Stellantis, e as empresas desenvolvedoras de sistemas Bosch e AVL.

“Com este projeto, a AES assume papel de destaque na eletrificação dos transportes no Brasil utilizando a infraestrutura já existente no país e valorizando toda cadeia de criação de valores e distribuição de renda do etanol”, diz Zanin.

Contato



Hudson Zanin
UNICAMP - Brasil


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
+55 (19) 3521-4605 contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial