Pesquisadora do CINE assume mandato no Conselho Superior da FAPESP
A professora Lucia Helena Mascaro Sales (UFSCar) é a mais nova integrante do Conselho Superior da FAPESP, uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. A pesquisadora do CINE foi nomeada para o cargo pelo governador de São Paulo, que a escolheu a partir de uma lista tríplice, construída com a participação de 385 eleitores de 25 instituições de ensino superior e pesquisa.
“Assumo o mandato no Conselho Superior da FAPESP com muita alegria e, ao mesmo tempo, com um forte senso de responsabilidade e compromisso com a ciência”, diz a cientista, cujo mandato iniciou no dia 5 de fevereiro e tem duração de seis anos. “Minha trajetória como pesquisadora na área de sustentabilidade, atuando na interface entre ciência básica e inovação, reforça minha convicção de que não há desenvolvimento tecnológico sólido sem investimento contínuo em pesquisa fundamental”, expressa ela.
Para a professora Lúcia, a formação de jovens pesquisadores em ambientes científicos diversos, com incentivo real à participação de mulheres na ciência, é uma prioridade central. Outro aspecto importante para ela é a aproximação entre a universidade, o setor produtivo e a sociedade em geral, sempre preservando a excelência acadêmica. “Levo para o Conselho a experiência construída em iniciativas como o CINE, onde a ciência de qualidade, a inovação responsável e a cooperação internacional caminham juntas”, diz ela.
Formado por 12 integrantes, o Conselho Superior é responsável por tomar as decisões maiores de política científica, administrativa e patrimonial da FAPESP, bem como por estabelecer as listas tríplices para nomeação do presidente e vice-presidente da fundação. “Espero contribuir para que a FAPESP siga sendo um pilar estratégico para o futuro da ciência brasileira”, diz a nova integrante a respeito do seu mandato.
Lucia Helena Mascaro Sales é professora titular do Departamento de Química da UFSCar e vice-presidente da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE). Além disso, atua como diretora de pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e vice-coordenadora do programa de Hidrogênio de Baixo Carbono do CINE. É autora de mais de 200 artigos científicos publicados em periódicos indexados e 13 capítulos de livros. Orientou dezenas de trabalhos de pesquisa de estudantes de todos os níveis e de pós-doutorandos. Em 2024, ganhou o Prêmio ACS – SBQ “Mulheres Brasileiras na Química” na categoria “Liderança na Academia”.
Contato
Lucia Helena Mascaro
UFSCar
