Conheça os nossos PROGRAMAS DE PESQUISA

Coordenador do programa
Ernesto Chaves Pereira – UFSCar – ernesto@ufscar.br

Vice-coordenadora
Lúcia Helena Mascaro Sales – UFSCar

Conheça todos os membros do programa.

________

O hidrogênio é uma molécula que apresenta muitas vantagens quando é utilizado como combustível. Além de não gerar emissões de carbono durante o uso, o hidrogênio vem de fontes renováveis e abundantes como água e biomassa, e tem a capacidade de armazenar altíssimas quantidades de energia. Além de ser um ótimo combustível, o hidrogênio também pode ser usado como insumo para outros produtos, por exemplo, fertilizantes, tendo impacto em muitos setores da economia.

Contudo, para que o hidrogênio possa ser considerado verde, a energia elétrica usada na sua produção deve ser verde. E o Brasil é um dos países melhor posicionados do mundo com relação a isso, com 82 % da sua energia elétrica vindo de fontes de baixo carbono e renováveis.

O objetivo do programa de Hidrogênio Verde é estudar aspectos fundamentais e tecnológicos da produção de hidrogênio verde por eletrólise. Esse processo químico ocorre graças ao fornecimento de energia elétrica, a qual gera uma reação de oxirredução capaz de produzir moléculas como a de hidrogênio.

Neste sentido, diferentes tipos de eletrolisadores serão estudados, sem esquecer questões relacionadas a seu aumento de tamanho para atender a escala industrial: células alcalinas, células de membranas de transporte de prótons e células de membranas de transporte de ânions (tecnologia que está ainda no início do seu desenvolvimento no mundo todo). O programa vai investigar desde aspectos fundamentais da reação que gera o hidrogênio e da formação de bolhas nesse processo, até o uso de catalisadores nanoestruturados para tornar a reação mais eficiente.

________

Veja a lista de publicações do programa.

________

Projetos

Líder do projeto: Ernesto Chaves Pereira de Souza (UFSCar)

Objetivo:

  • Controlar a morfologia, microestrutura e níveis de defeitos eletrônicos em nanomateriais que serão utilizados como eletrodos em eletrolisadores de membranas trocadoras de prótons, principalmente à base de compostos de irídio. O mecanismo de reação também será investigado.

Benefícios:

  • A atividade eletrocatalítica do nanomaterial e a estabilidade a longo prazo dependem da estrutura, forma, morfologia do material etc. Então, podemos empregar diferentes ferramentas químicas e rotas de síntese como estratégias para melhorar a atividade e estabilidade dos eletrodos do eletrolisador para decomposição da água.

Líder do projeto: Lúcia Helena Mascaro Sales (UFSCar)

Objetivo:

  • Melhorar a eficiência da produção de hidrogénio verde por eletrólise ou fotoeletrólise;
  • Buscar a viabilidade econômica do processo através da síntese de materiais de eletrodos inovadores;
  • Substituição da reação de oxidação da água pela oxidação de moléculas orgânicas.

Benefícios:

  • A exploração de novos catalisadores e membranas representa avanços tecnológicos;
  • Reduzir o impacto ambiental associado à produção de hidrogênio evitando a tradicional reação de oxidação da água em favor da oxidação de moléculas orgânicas;
  • O setor do hidrogénio verde pode levar à criação de emprego em vários domínios;
  • O projeto está alinhado com os esforços globais para a transição para fontes de energia mais limpas;
  • Promover métodos de produção de hidrogênio mais eficientes e econômicos.


UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contatos:
Acompanhe nossas redes sociais: