Acesso à Intranet

Edição nº 54 – 20/10/2025


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 54 – 20/10/2025

1

1

Otimização de perovsitas bidimensionais para células solares

Em um trabalho do CINE, cientistas computacionais e experimentais agregaram competências para aprimorar uma tecnologia de energia solar emergente, a das células solares de perovskita bidimensional. “A ponte entre o computacional e o experimental acelera o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes”, diz o doutorando Israel Ribeiro, primeiro autor do artigo científico. Os pesquisadores estudaram, na escala atômica, como mudanças na espessura desse finíssimo material impactam as suas propriedades. Os resultados permitiram elaborar um conjunto de orientações práticas para otimizar a produção dessas perovskitas. Saiba mais.

difusao

2

Bate-papo em evento para executivos, empreendedores e investidores

A diretora do CINE, Ana Flávia Nogueira, participou de um bate-papo com a líder de ESG do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, dentro do Cubo Conecta, que é o maior evento do Cubo Itaú. Ana Flávia destacou o importante papel da ciência na descarbonização da economia e a competitiva posição do Brasil nesse processo. Ela enfatizou que, para dar certo, “precisamos de investimentos em inovação tecnológica e da participação do governo, do setor privado e da academia para desenvolver uma indústria local”. Saiba mais.

4

3

Workshop dos programas EG e AES com formato inovador

Cerca de 90 membros do CINE participaram do workshop dos programas EG e AES. Graças ao formato diferenciado do evento, todos os participantes puderam ter contato com todas as pesquisas apresentadas, além de escolherem os dez melhores trabalhos. “Esperamos que novas contribuições surjam a partir da troca de experiências que tivemos, e que todos os pesquisadores possam ter tido uma visão geral do CINE e possam ter entendido como o seu trabalho individual faz parte do todo”, diz o professor Mateus Giesbrecht, que coordenou o evento. Saiba mais.

2

4

Workshop CINE-Itaú sobre hidrogênio de baixo carbono

Aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais e jurídicos da produção e uso de hidrogênio de baixo carbono foram abordados no terceiro workshop da Trilha de Transição Energética, realizada dentro da parceria CINE-Itaú. “Agora, finalmente, estamos entendendo qual pode ser o verdadeiro papel do hidrogênio sustentável”, diz o pesquisador do CINE Cauê Ribeiro, que proferiu uma das quatro apresentações do evento e defendeu o uso da molécula verde no Brasil na produção de fertilizantes. Na palestra, Cauê falou sobre as vantagens e desafios de se produzir hidrogênio a partir do biogás. Saiba mais.

Titulos News Cine

No nosso clipping de mídia, veja a repercussão do estudo do CINE sobre células a combustível de última geração.

Siga-nos nas redes sociais

UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contato:
Acompanhe nossas redes sociais: