Edição nº 24 – 16/05/2022


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 24 – 16/05/2022

Light-induced news

CINE PESQUISA

Pesquisa experimental sobre filmes de perovskita de superfície enrugada avança a compreensão da baixa estabilidade que células solares de perovskitas apresentam quando são expostas à luz. Trabalho foi realizado por pesquisadores do programa Portadores Densos de Energia do CINE e colaboradores.

water concentration news

CINE REVIEWS

Equipe do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE assina este artigo de revisão sobre impactos da água em baterias de lítio-oxigênio – assunto cuja compreensão é fundamental para a futura produção e uso dessas promissoras baterias. O review analisa a influência da água no dispositivo e os avanços em tecnologias relacionadas a essa condição.

Sem título

CINE NOTÍCIAS

No dias 26 e 27 de abril, representantes do CINE e da Shell se reuniram na nossa sede administrativa, na UNICAMP, para debater os próximos passos do CINE. A reunião, que consistiu em apresentações e discussões científicas, contou com a participação especial de Cor van Kruijsdijk, pesquisador principal sênior na Shell.

lead-free newa

CINE PESQUISA

Novo estudo computacional sobre perovskitas de zero dimensionalidade sem chumbo na sua composição foi realizado pelo programa de ciência computacional do CINE. O trabalho mostra a possibilidade de se controlar propriedades físicas desses materiais trocando o elemento do ânion haleto (bromo, cloro ou iodo).

light dark news

CINE PESQUISA

Artigo reporta o primeiro uso de nitreto de carbono em fotoanodos para a oxidação de metanol. A pesquisa, que foi realizada por membros do programa Portadores Densos de Energia do CINE, indica a possibilidade de uso do nitreto de carbono na fotoconversão de biomassa em produtos e na geração de hidrogênio.

CINE MEMBROS

sitta e lucia

Lucia Helena Mascaro e Elton Sitta, professores da UFSCar e pesquisadores do CINE, orientaram 14 bolsistas de iniciação científica júnior (CNPq) dentro de um programa da UFSCar com alunos do ensino médio de escolas públicas. Os docentes trabalharam assuntos como hidrogênio verde, redução de CO2 na atmosfera e biocombustíveis. O projeto, que iniciou online na pandemia, finalizou com uma apresentação de pôsteres na Prefeitura de São Carlos. No dia 6 de abril, a Profa. Mascaro falou sobre essa experiência para colaboradores da Shell de vários países em evento organizado pela pesquisadora Flavia Cassiola (Shell).

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

webinar news

O CINE Webinar de maio abordará dois assuntos muito relevantes na área de novas energias e economia verde: captura e uso de CO2 e métodos in situ para estudo de reações eletroquímicas. O palestrante será o cientista Chris Hardacre, professor e diretor da Escola de Ciências Naturais da Universidade de Manchester (Reino Unido). Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

talks vivi news

Vivian Vazquez Thyssen, pós-doc do programa Metano a Produtos do CINE, vai falar sobre materiais, equipamentos e processos que permitem converter metano em hidrocarbonetos de forma limpa e sustentável. Inscrição gratuita, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

talks news

Mariana Zanatta Inglez, doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, vai falar sobre os tipos de inovação e sobre o papel que os núcleos de inovação tecnológica das universidades desempenham no empreendedorismo e na inovação. Ela é gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp. Inscrição gratuita, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

CINE EM EVENTOS

webinars news

O webinário sobre materiais para energia realizado em 3 de maio pela ACS Applied Materials & Interfaces contou com o Prof. Prashant Kamat (Notre Dame) e a Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP) como palestrantes e com o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP) como host. Kamat e Oliveira Junior fazem parte do Conselho Internacional do CINE e Nogueira é a diretora do Centro.

ins_unsam

A Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora e pesquisadora do CINE, proferiu em 6 de abril um seminário online para o Instituto de Nanosistemas da Universidad Nacional de San Martín (Argentina). Ela falou sobre experimentos in situ usando luz síncrotron para o estudo de perovskitas. Veja a palestra.

EVENTOS CINE REALIZADOS

workshop m2p news

O 5º workshop do programa Metano a Produtos do CINE foi realizado em formato híbrido nas manhãs de 9 e 10 de maio. Contou com 65 inscritos, a maior parte doutorandos e pós-docs, além do público que acompanhou a transmissão no YouTube no CINE. O evento reuniu membros dos 4 programas do CINE e participantes externos do Brasil e do exterior. Já está disponível no YouTube a gravação das apresentações do dia 9 e do dia 10. O programa pode ser consultado aqui.

OPORTUNIDADES

oportunidades

Bolsa de pós-doutorado para projeto computacional sobre rota sustentável para a conversão de metano com tecnologias eletroquímicas avançadas. Saiba mais.

GOVERNANÇA

organizational chart news

Saiba quem são os as lideranças do CINE e os membros do Conselho Consultivo Internacional. Conheça também os profissionais que compõem nossa equipe de administração e comunicação. Veja aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial