Edição nº 14 – 12/07/2021


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 14 – 12/07/2021

paper destaque_news

CINE PESQUISA

Equipe do CINE e colaborador do Canadá desenvolveram modelos computacionais que permitem realizar estudos importantes para otimizar o desempenho de baterias de íons de sódio. Com essas simulações, os pesquisadores conseguiram entender mecanismos de transporte dos íons de sódio em líquidos iônicos, materiais que podem ser usados nos eletrólitos dessas baterias.

CINE MEMBROS

fabio_news

Fabio Coral Fonseca, coordenador do Programa “Metano a Produtos” do CINE, é líder da equipe técnica do IPEN que participa do desenvolvimento do carro elétrico a etanol da Nissan. A montadora e o instituto acabam de renovar acordo de parceria para continuar otimizando a célula a combustível de óxido sólido usada no carro. Saiba mais.

CINE EM EVENTOS

The 15th International Conference on Chemical and Process Engineering (ICheaP 15). 23 a 26 de maio de 2021. Online. Evento da Associazione Italiana di Ingegneria Chimica (AIDIC). Site do evento

icheap_news

O doutorando Jean Felipe Leal Silva (UNICAMP) apresentou em sessão oral um trabalho de modelagem computacional sobre o processo de descarga de uma bateria de lítio-oxigênio. O estudo mostrou qual é o impacto da atividade catalítica do eletrodo de oxigênio no desempenho da bateria durante a descarga. Um artigo reportando o trabalho foi publicado em periódico indexado da AIDIC.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

workshop cmsc_news

VII CINE-CMSC Workshop
Quando:
2 a 6 de agosto de 2021.
Onde: online.
Aberto a todo público.
Inscrição (gratuita): neste formulário
(até 19 de julho).
O evento do Programa de Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE vai apresentar os principais resultados de três anos de pesquisa computacional voltada à conversão de metano e dióxido de carbono em produtos, materiais fotovoltaicos e materiais para armazenamento de energia. Também haverá apresentações sobre métodos computacionais, inclusive aprendizado de máquina.

soupods_news

Workshop sobre podcasts
Quando:
20 e 21 de julho de 2021, das 10h00 às 12h00.

Onde: online.
Exclusivo para membros do CINE.

Inscrição (gratuita): neste formulário (até 18 de julho).
Eliane Leme, fundadora da produtora de podcats soupods, e jornalista com ampla carreira em rádio e televisão, vai ensinar as bases do processo de produção de podcasts, desde a preparação até a distribuição. Podcasts são programas de áudio disponíveis na internet sob demanda, e podem ser uma boa ferramenta de divulgação científica.

Virtual CINE Annual Meeting
Quando: 6 a 8 de outubro de 2021.
Onde: online.
O evento anual do CINE contará com a participação de representantes da FAPESP e da Shell, membros do Conselho Internacional do CINE e parceiros do Centro.
Membros do CINE, reservem estas datas nas suas agendas!
Mais informações, em breve.

EVENTOS CINE REALIZADOS

DEC & AES Online Workshop. 14 e 15 de junho de 2021.

workshop aesdec_news

O evento conjunto dos Programas de Carregadores Densos de Energia e Armazenamento Avançado de Energia reuniu cerca de 130 pessoas em cada uma das sessões, entre membros do CINE e participantes externos, do Brasil e do exterior. O evento contou com 4 palestrantes estrangeiros e 2 brasileiros, sendo tanto pesquisadores com carreira consolidada como jovens em início de carreira com publicações de destaque em temas muito atuais. A gravação das 3 sessões do workshop pode ser assistida no YouTube do CINE.

CINE Webinars do semestre

-Electrochemistry at the nanoscale: application to materials for energy storage. Prof Patrice Simon (Université Paul Sabatier). 09/07/2021. Acesse a gravação.

-Innovation in electrochemical technologies for the low carbon energy transition. Prof Nigel Brandon (Imperial College London). 11/06/2021. Acesse a gravação.

-Solar-driven synthesis of fuels and chemicals from biomass and plastic waste. Prof Erwin Reisner (University of Cambridge). 11/05/2021. Acesse a gravação.

-Efficient storage mechanisms for building better supercapacitors. Prof Mathieu Salanne (Sorbonne Université). 08/04/2011. Acesse a gravação.

-Presentation of CISTAR – NSF Engineering Research Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources. Prof Fabio H. Ribeiro (Purdue University). 03/03/2021. Acesse a gravação.

-PhD and Beyond: laying the foundation for a successful career. Prof Prashant Kamat (University of Notre Dame). 09/02/2021. Acesse a gravação.

CINE NA MÍDIA

Clipping do mês

-InvestSP. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

-Sou Ecológico. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

-Quimiweb. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

– Plantão News. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

-Revista Amazônia. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

-Agência Fapesp. 06/07/2021. Grupo obtém material com alta capacidade de armazenar e conduzir eletricidade.

-Canal Solar. 02/07/2021. Pesquisadores apontam vantagens da perovskita frente ao silício.

-Quimiweb. 01/07/2021. Por simulação computacional, cientistas selecionam materiais para células solares de alto desempenho.

-Agência Fapesp. 30/06/2021. Por simulação computacional, cientistas selecionam materiais para células solares de alto desempenho.

CANAIS CINE

novo site

Visite, no site do CINE, a página das publicações científicas, com a lista de papers publicados dentro dos quatro programas do centro. É possível escolher a visualização da lista completa ou por programa, e acessar os artigos na web clicando nos títulos. Explore.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Descadastre-se caso não queira receber mais newsletters do CINE.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial