Colaboração de grupo do CINE com grupo do Reino Unido gera artigo de revisão sobre técnicas de análise fotoeletroquímicas
05 de March de 2021
05 de March de 2021

Contato



Profa. Lucia Helena Mascaro
UFSCar, Brasil

Um artigo de revisão sobre métodos fotoeletroquímicos de análise e detecção é o mais recente resultado da colaboração entre o grupo de pesquisa da professora Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora do CINE, e o grupo do professor Frank Marken (University of Bath, Reino Unido).

Publicado em edição de fevereiro na revista TrAC Trends in Analytical Chemistry (fator de impacto 9,8), o artigo foi escrito durante o estágio “sanduíche” que o doutorando Sirlon Blaskievicz realizou no grupo do professor Marken. Sirlon, que realiza seu doutorado na UFSCar orientado pela professora Lucia Helena, chegou a Bath em março de 2020, uma semana antes do fechamento dos laboratórios da universidade em função da pandemia. O artigo de revisão foi escrito durante os três meses de fechamento do laboratório, mediante interação virtual com os grupos do professor Marken e da professora Lucia Helena.

O artigo apresenta uma revisão crítica da literatura científica sobre métodos de detecção e análise (sensores) baseados em reações fotoeletroquímicas de semicondutores, nas quais os materiais, ao ser iluminados, reagem quimicamente e acabam gerando eletricidade. Esses materiais podem ser usados tanto em sensores quanto em dispositivos da área de novas energias que utilizam a luz solar como fonte de energia, como, por exemplo, reatores para geração de hidrogênio ou para conversão de CO2 em outras moléculas.

“A vantagem é que, ao utilizarmos um material em fotoeletroanálise ou fotobioeletroanálise, podemos muitas vezes entender o processo de interação de diferentes analitos em diversos tipos de matrizes com a superfície do semicondutor”, explica a professora Lucia Helena. “Esta interação com posteriores reações de oxirredução pode auxiliar no desenvolvimento dos dispositivos para a área de energia por melhorar sua seletividade a uma dada molécula, ou mesmo sua estabilidade”, completa.

A colaboração da pesquisadora do CINE com o cientista de Bath, que já gerou 13 publicações conjuntas, começou no pós-doc dela, realizado na universidade britânica entre 2013 e 2014, e se manteve por meio de projetos de professor visitante e estágios de doutorado sanduíche no exterior. “Ao meu ver, as colaborações internacionais são muito valiosas para a formação dos estudantes e trazem muitos benefícios pessoais como desenvoltura, aprendizado de outra língua, interação com estrangeiros e conhecimento de outras culturas e estruturas de pesquisa”, diz a professora Lucia Helena. “Para o grupo, o aluno traz a experiência com outras técnicas, outras visões sobre suas pesquisas e novas ideias de trabalho”, completa.

Referência do artigo

Semiconductor photoelectroanalysis and photobioelectroanalysis: A perspective. Sirlon F. Blaskievicz, Lucia Helena Mascaro, Yuanzhu Zhao, Frank Marken. TrAC Trends in Analytical Chemistry. Volume 135, February 2021, 116154. https://doi.org/10.1016/j.trac.2020.116154.

Contato



Profa. Lucia Helena Mascaro
UFSCar, Brasil


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial