CINE inaugura sede administrativa na Unicamp
17 de December de 2021
17 de December de 2021

Foi inaugurada nesta quarta-feira (15/12), na Unicamp, a sede administrativa do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). O evento marcou a inauguração de um espaço de uso comum do CINE, localizado na Rua Michel Debrun, dentro da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em um prédio vinculado à Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. 

O ambiente conta com estações de trabalho para a equipe administrativa que já presta suporte aos pesquisadores e projetos vinculados. A sede também conta com uma área de convivência e uma sala de reuniões que vão proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento de colaborações, parcerias e outras interações necessárias para realizar pesquisa de ponta e transferência de tecnologia. 

“Este novo ambiente objetiva o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de pesquisa e atividades de ensino, através da integração de pesquisadores de alto nível, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação em um espaço extremamente colaborativo”, disse José Antonio Teixeira Junior, gerente executivo do CINE. 

O evento de inauguração, que teve público limitado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre autoridades das instituições líderes do CINE (Unicamp, USP e Ipen), diretores e gerentes da Shell (que é patrocinadora do CINE junto à Fapesp), e coordenadores, pesquisadores e assistentes administrativos do CINE.  Os pronunciamentos do evento foram realizados pelo Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp (professor João Marcos Travassos Romano), pela diretora do CINE (professora Ana Flávia Nogueira) e pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Shell, Olivier E. Wambersie.

Na sua fala, Romano frisou a importância das colaborações na pesquisa, aspecto muito presente em centros multidisciplinares e multi-institucionais como o CINE. “Incentivamos que centros como este floresçam na Unicamp”, disse o Pró-Reitor. Por sua vez, Wambersie destacou a relevância do desafio mundial da transição energética (a mudança para uma matriz energética sem emissões líquidas de carbono) – desafio que, disse ele, dá um impulso emocional ao trabalho científico que o CINE realiza, além de projetar para o longo prazo a parceria da Shell com as instituições envolvidas. “O CINE é um parceiro indispensável para a Shell”, disse o executivo da empresa.

No seu pronunciamento, a diretora do CINE contou a história do Centro, iniciada em 2017 com um edital da Fapesp em parceria com a Shell. Nesse edital, foram selecionadas quatro propostas, lideradas pelos professores Rubens Maciel Filho (FEQ-Unicamp), Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP), Fábio Coral Fonseca (Ipen) e por ela mesma, para compor os quatro programas de pesquisa do CINE. “Nós, coordenadores, não nos conhecíamos até aquele momento”, contou a cientista. 

A diretora do CINE agradeceu então o seu antecessor, o professor Maciel Filho, por liderar a difícil tarefa de construir os alicerces do Centro. “O professor Rubens sabe muito bem que não foi uma tarefa fácil formar um centro com três instituições líderes, com três fundações diferentes e em localidades diferentes”, disse ela, agradecendo também o primeiro vice-diretor do CINE, Giancarlo Ciolla (Shell) pelos esforços realizados.

Representando a Fapesp, o diretor científico Luiz Eugênio de Araújo Mello, que não pôde estar presente no evento, expressou que “a inauguração da bela sede administrativa do CINE demonstra como a Unicamp valoriza e está institucionalmente comprometida com o desenvolvimento do Centro”. Mello destacou que a contrapartida institucional das universidades envolvidas é fundamental para o sucesso do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) da Fapesp, no qual se insere o CINE.

Atualmente, o CINE reúne mais de 270 pesquisadores de oito instituições paulistas e gerou mais de 300 artigos científicos publicados em revistas renomadas, além de uma série de patentes, em temas como energia fotovoltaica, hidrogênio verde, baterias, supercapacitores e transformação de gases do efeito estufa em matérias-primas para a indústria. “Tenho muito orgulho de dizer que após três anos de início das atividades, o CINE é um centro de sucesso”, afirmou a diretora, parabenizando todos que participaram desse resultado.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial