CINE Conference discutiu avanços em tecnologias para uma economia de baixo carbono
21 de October de 2022
21 de October de 2022

Cerca de 200 pessoas se reuniram nos dias 18 e 19 de outubro no hotel Vitória Concept de Campinas para participar da terceira edição da CINE Conference. O evento, organizado pelo Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), apresentou e discutiu avanços científicos em tecnologias que visam reduzir a emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera e, dessa forma, conter as mudanças climáticas e seus efeitos negativos sobre o planeta e a humanidade.

Na abertura, a conferência contou com pronunciamentos da diretora do centro, professora Ana Flavia Nogueira (Unicamp); do reitor da Unicamp, professor Antonio Meirelles; do diretor científico da Fapesp, Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, e da gerente do Programa de Pesquisa e Tecnologia em Novas Energias na Shell, Camila Brandão, que atua como vice-diretora do CINE. As falas das autoridades destacaram a importância de se agregar competências e investimentos da academia e do setor produtivo para conseguir resultados que beneficiem a sociedade como um todo. “Vocês estão desempenhando um papel muito importante para o país e para o mundo na construção do futuro que queremos ver”, disse Camila Brandão à plateia, formada principalmente por pesquisadores e estudantes. A vice-diretora lembrou o impacto da ciência na vida cotidiana. “Em cada tecnologia que utilizamos diariamente há muita pesquisa científica embutida”, completou.

Ao longo dos dois dias de evento, foram apresentados os trabalhos de membros do CINE por meio de 75 pôsteres e 9 apresentações orais. O programa também incluiu quatro palestras de destacados pesquisadores do meio acadêmico e da indústria, do Brasil e do exterior. Os apresentadores mostraram avanços no desenvolvimento de novas baterias, supercapacitores e células solares, além de sistemas para a produção sustentável de hidrogênio e de compostos químicos de interesse industrial. Os trabalhos abordaram os principais desafios para tornar viáveis essas tecnologias: utilizar materiais baseados em elementos abundantes e bem distribuídos no planeta, desenvolver processos baratos que possam ser levados à escala industrial e aumentar a eficiência dos dispositivos desenvolvidos.

Além disso, as apresentações trouxeram novidades no desenvolvimento de ferramentas científicas que são necessárias para continuar avançando na área de novas energias. Tal é o caso dos programas computacionais de aprendizado de máquina (machine learning), que constituem a forma mais rápida e econômica de descobrir novos materiais com propriedades desejadas. Na área de pesquisa experimental, o destaque foi para as técnicas “operando” baseadas no uso de radiação síncrotron, as quais permitem estudar, por exemplo, as mudanças que os materiais experimentam durante a operação de uma bateria, em tempo real e com um nível ímpar de precisão. “Fiquei impressionado com o trabalho de membros do CINE no desenvolvimento de métodos e instrumentação científica”, comentou o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP), que preside o conselho científico internacional do CINE. “Essas técnicas, principalmente aquelas associadas ao laboratório Sirius de luz síncrotron, poderão ser usadas pela comunidade científica nacional e internacional, tanto na área de novas energias quanto em outros campos da pesquisa”, destacou.

No encerramento do evento, os cinco melhores pôsteres, apresentados por jovens membros do CINE, foram distinguidos com prêmios em dinheiro outorgados pelo periódico científico ACS Energy Letters e vouchers da editora da Royal Society of Chemistry. O comitê avaliador teve participação dos membros do conselho internacional do CINE que estiveram presentes no evento: os professores Prashant V. Kamat (University of Notre Dame), James Durrant (Imperial College London), Michael F. Toney (University of Colorado Boulder) e Magda Titirici (Imperial College London).


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial