CINE 5 anos – Transferência de tecnologia e empreendedorismo: catalisando a inovação.
02 de April de 2024
02 de April de 2024

Ao longo dos últimos 5 anos, o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) tem desempenhado um importante papel no avanço da pesquisa e desenvolvimento no campo das energias renováveis. Um dos pilares de nossa estratégia tem sido a transferência de tecnologia (TT), um esforço que está começando a render frutos significativos e que visa estabelecer o CINE como um líder inovador no setor, na América Latina.

Neste período, alcançamos marcos importantes, incluindo o depósito de 10 pedidos de patente. Destes, um já foi concedido e licenciado, marcando um passo significativo rumo à comercialização dos resultados das nossas pesquisas e a promoção de tecnologias sustentáveis.

Além disso, o CINE foi catalisador na formação de três startups: BREnergies, focada em P&D para aprimoramento de tecnologias de energia sustentável; Green Carbon Brasil, especializada no desenvolvimento de carbono para fins específicos, e BioVOLT, voltada para a exploração de biocombustíveis na produção de eletricidade. Essas iniciativas, embora ainda em estágios iniciais de formalização, representam a vanguarda da inovação em energia no Brasil e destacam o compromisso do CINE com a transferência de tecnologia para o mercado.

Reconhecendo a importância da formação empreendedora para pesquisadores e bolsistas, o CINE promoveu, em parceria com a agência Inova da Unicamp, sua primeira Escola de Empreendedorismo. O curso, que foi planejado para desenvolver talentos capazes de liderar a próxima geração de empresas de energia sustentável, ofereceu aos participantes as ferramentas e conhecimentos necessários para transformar avanços tecnológicos em oportunidades de negócios viáveis.

A coordenação de TT do CINE também desempenhou um papel fundamental na interação com o setor empresarial, organizando reuniões produtivas com diversas empresas brasileiras do setor de energia. Esses encontros foram essenciais para identificar os tópicos prioritários para a próxima fase do CINE, garantindo que nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento estejam alinhadas com as necessidades do mercado e com os desafios energéticos do Brasil.

Mesmo que a primeira fase do CINE tenha focado a realização de pesquisas acadêmicas, é evidente que a transferência de tecnologia foi uma área de sucesso. Os esforços em licenciamento de patentes, formação de startups, capacitação em empreendedorismo e colaboração com o setor industrial não apenas fortaleceram nossa base tecnológica, mas também estabeleceram uma sólida fundação para o futuro. Estamos ansiosos para continuar essa trajetória de inovação e impacto, na transição para um futuro energético mais sustentável e resiliente.

 

Prof. Pablo Sebastián Fernández (UNICAMP)
Coordenador de Transferência de Tecnologia do CINE 2021-2023

UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contato:
Acompanhe nossas redes sociais: