CINE 5 anos – Principais resultados do programa DEC.
18 de December de 2023
18 de December de 2023

Programa Portadores Densos de Energia (DEC)
Coordenadora: Ana Flávia Nogueira (Unicamp)

Ao longo destes 5 anos, o programa DEC lidou com os mais diversos desafios envolvendo o uso da energia do Sol para produzir hidrogênio e outras moléculas que também podem ser usadas como combustíveis.

Com esse objetivo, os pesquisadores do programa buscaram desenvolver materiais e processos que reúnam baixo custo e bom desempenho, que demandem pouca energia para ser produzidos, e que possam ser levados à escala industrial. “O maior desafio é, e será, tornar esses materiais e métodos competitivos para que possam atrair investimentos da indústria local”, diz a Profa. Ana Flávia. “Isso é imprescindível para o sucesso da transição energética”, completa.

Um dos focos do programa foi o desenvolvimento de células fotoeletroquímicas capazes de produzir hidrogênio verde a partir da divisão da molécula de água e de converter dióxido de carbono em combustíveis. Essa linha de trabalho incluiu o desenvolvimento de módulos de células solares de perovskita que foram acoplados às células fotoeletroquímicas. O programa também estudou a obtenção de hidrogênio verde a partir da biomassa por meio de processos eletroquímicos.

Além disso, o desenvolvimento de técnicas e instrumentos científicos avançados, como os métodos in situ e operando baseados no uso de radiação síncrotron, permitiram elucidar os mecanismos de reações eletroquímicas e entender a formação de perovskitas.

Mais de 180 artigos foram publicados em periódicos científicos reportando todos esses resultados. “As bolsas de estudo do CINE para pesquisadores e alunos, e os equipamentos adquiridos foram de extrema importância para o sucesso da DEC nesses 5 anos”, diz a coordenadora do programa.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial