CINE 5 anos – Principais resultados do programa CMSC.
18 de December de 2023
18 de December de 2023

Programa Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC)
Coordenador: Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP)

Este programa explorou o uso de diversas ferramentas computacionais no estudo e desenvolvimento de materiais necessários para a transição energética e a descarbonização da economia. “Todos os estudos realizados, que são de ciência fundamental, permitem identificar caminhos possíveis para o desenvolvimento de novos materiais adequados a certas aplicações”, diz o Prof. Juarez. Os resultados foram reportados em 144 artigos científicos publicados ou em processo publicação em revistas internacionais.

Contando com simulações computacionais, os pesquisadores do programa realizaram uma série de descobertas que não seriam viáveis usando apenas técnicas experimentais. Eles avançaram a compreensão de fenômenos importantes para melhorar a estabilidade de perovskitas para células solares e a eficiência de nanocatalisadores para a conversão de gases do efeito estufa em produtos químicos. Em outro estudo, o uso de ferramentas computacionais permitiu selecionar os líquidos iônicos com propriedades mais adequadas ao uso em baterias.

Além de aplicar as ferramentas computacionais, os pesquisadores do programa se dedicaram a aprimorá-las. Um exemplo disso foi o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina que podem ser usados para acelerar o desenvolvimento de materiais.

“Olhando para trás, sinto-me extremamente orgulhoso e grato por esta jornada colaborativa no CINE”, diz Juarez. “A combinação de insights acadêmicos e industriais criou um ambiente onde pesquisas de ponta atendem aplicações do mundo real, abrindo perspectivas e amplificando o impacto dos nossos esforços científicos”, completa o cientista.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial