Um artigo científico recentemente publicado por pesquisadores do CINE e colaboradores reúne informações essenciais para aprimorar a última geração de células a combustível, conhecidas pela sigla SOFCs (células a combustível de óxido sólido, em português). As SOFCs são dispositivos capazes de gerar energia limpa e renovável com alta eficiência. Para produzir eletricidade, elas precisam ser abastecidas com algum combustível, mas, diferentemente de outras células a combustível, as SOFC funcionam com…
O pós-doutorando do CINE André Navarro de Miranda esteve no Japan Energy Summit & Exhibition 2025 apresentando resultados de pesquisas em baterias de lítio-oxigênio (Li-O2), realizadas dentro do programa Armazenamento Avançado de Energia (AES) do CINE. O evento, que foi realizado em Tóquio de 18 a 20 de junho deste ano, reuniu cerca de 6 mil participantes do mundo, principalmente executivos, formuladores de políticas públicas e diversos profissionais da área de energia. As…
Para Mateus Giesbrecht, atual coordenador do programa Geração de Energia do CINE, não foi fácil conciliar o trabalho na indústria com a realização do mestrado e do doutorado. Mas o esforço valeu a pena. Assim que concluiu a graduação em Engenharia Elétrica, Mateus conseguiu um emprego na indústria. Durante uma década, trabalhou em empresas multinacionais, atuando no projeto e no desenvolvimento de diversas máquinas elétricas. Além disso, em paralelo, ele…
A diretora do CINE, Ana Flávia Nogueira, participou de um painel sobre minerais estratégicos para a transição energética dentro da São Paulo Climate Week (SPCW). A Climate Week é um evento que ocorre em diversos lugares do mundo, reunindo uma série de debates, ações e conexões, propostas por diversos atores sociais, com o objetivo de acelerar a transição para um futuro mais sustentável. O painel “Minerais Raros e IA: Inovação Sustentável na Cadeia Global” foi…
Dividir a molécula de água usando energia proveniente de fontes renováveis é, até o momento, a melhor forma de produzir hidrogênio com a menor emissão de carbono possível. Nesse processo, duas reações ocorrem de forma simultânea, gerando, respectivamente, o desprendimento do oxigênio e do hidrogênio. Para que seja eficiente, a divisão da molécula de água precisa de bons catalisadores, principalmente para a reação de desprendimento do oxigênio, que é muito…
A professora Ana Flávia Nogueira (Unicamp), diretora e pesquisadora do CINE, foi nomeada membro do comitê gestor do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ) enquanto representante da comunidade científica. Ela foi indicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o seu mandato vai até junho de 2027. Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CT-Energ financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da área de energia elétrica….
Um estudo sobre catalisadores para a produção de hidrogênio de baixo carbono, realizado no contexto do CINE, recebeu um prêmio da Royal Society of Chemistry em um dos maiores eventos internacionais de Química Teórica e Computacional, o WATOC, que foi realizado na cidade de Oslo (Noruega) de 22 a 27 de junho deste ano. O trabalho foi um dos 10 posters premiados entre cerca de 600 que foram apresentados na conferência….
A professora Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora do CINE, acaba de ser eleita vice-presidente da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE na sigla em inglês) para o período 2026 – 2028. Com 76 anos de existência, essa sociedade científica possui hoje mais de 3.000 sócios de cerca de 70 países de todos os continentes. A principal função da pesquisadora do CINE dentro do Comitê Executivo da ISE será atuar como responsável…