Edição nº 19 – 20/12/2021


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 19 – 20/12/2021

foto newsletter

CINE NOTÍCIAS

Foi inaugurada na UNICAMP a sede administrativa do CINE – um espaço de uso comum para o desenvolvimento de colaborações, parcerias e outras interações, além de atividades administrativas. O evento contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre autoridades das instituições líderes do CINE, executivos da Shell, e coordenadores, pesquisadores e assistentes administrativos do CINE.

paper2_parte2

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram um método escalável para obter nanofolhas de nitreto de boro hexagonal, material bidimensional com propriedades promissoras para uso na geração e armazenamento de novas energias.

560_paper supercapacitores

CINE REVIEWS

Artigo de revisão assinado por membros do CINE discute avanços no recente desenvolvimento de eletrólitos de estado quase sólido. Esses materiais reúnem vantagens para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia; por exemplo, maior segurança para o usuário e a possibilidade de montar dispositivos flexíveis e extensíveis. O artigo revisa as propriedades e aplicações de diversos eletrólitos de estado quase sólido que foram reportados na literatura científica.

560_paper cmsc

CINE PESQUISA

Colaboração entre grupo de pesquisa computacional do CINE e grupo experimental avançou a compreensão do desempenho de catalisadores de níquel e gálio na transformação de dióxido de carbono em metanol. O estudo investigou detalhadamente a influência de diferentes materiais que podem ser usados como suportes desses catalisadores e propôs um mecanismo de reação para o material mais promissor. O artigo foi publicado em periódico com fator de impacto de 19,503.

paper2_parte1

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram um método para preparar camadas difusoras de gás – componentes que cumprem várias funções essenciais em células a combustível. As camadas preparadas por este método distribuem o combustível (gasoso) de forma mais eficiente, melhorando o desempenho das células tanto para gerar eletricidade a partir do hidrogênio quanto para transformar metano em moléculas de maior valor industrial.

COLABORAÇÕES CINE

260_visita CSEM

Com a finalidade de estabelecer uma colaboração científica, representantes do CSEM Brasil, centro de pesquisa aplicada sediado em Belo Horizonte, visitaram laboratórios e se reuniram com líderes do CINE no dia 23 de novembro na Unicamp.

OPORTUNIDADES CINE

Imagem2

O CINE está procurando pesquisadores altamente motivados para fazer pós-doutorado em assuntos relacionados a eletroquímica, dispositivos de óxido sólido, catálise heterogênea e caracterização avançada de materiais. Inscrições até 25 de dezembro. Saiba mais.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

560_workshop CMSC

VIII CINE-CMSC Workshop Online Edition

O workshop do programa Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE será realizado de de 14 a 18 de fevereiro de 2022 via plataforma Zoom. O evento é aberto a todo público.

O workshop vai abordar o uso de métodos computacionais no estudo de: processos de conversão de metano e dióxido de carbono em moléculas de maior maior agregado, materiais fotovoltaicos e materiais para armazenamento de energia. Técnicas de aprendizado de máquina também serão discutidas.

As inscrições e a submissão de trabalhos estão abertas até 7 de janeiro de 2022 neste formulário.

EVENTOS CINE REALIZADOS

UK-Brazil Newton Fund Researcher Links Workshop: Sustainable chemical approaches for CO2 reduction. 14 a 16 de dezembro de 2021.

Imagem3

Coorganizado pela Profa Claudia Longo (UNICAMP), do programa Portadores Densos de Energia do CINE, o workshop reuniu, em formato híbrido, 40 participantes de diferentes universidades do Brasil e do Reino Unido, entre pesquisadores em início de carreira, mentores, pesquisadores convidados e doutorandos. Após três dias de programação intensa, os participantes apresentaram seus trabalhos e discutiram possibilidades de interação.

CINE EM EVENTOS

Web Fórum SAE Brasil 2021. 7 a 9 de dezembro de 2021. Site do evento.

260 individuo

O Prof Fabio Fonseca (IPEN), coordenador do programa Metano a Produtos do CINE, participou de um painel de discussão que abordou a mobilidade sustentável no contexto das novas energias, principalmente para veículos comerciais (caminhões e ônibus).

CANAIS CINE

Imagem 1

A equipe de Educação e Difusão do Conhecimento (EDK) criou o perfil do CINE no Google Acadêmico (Google Scholar), o qual agrega as publicações geradas no contexto do CINE por seus membros e exibe algumas métricas científicas. É possível seguir o perfil para acompanhar as novidades do Centro em termos de publicações e citações. Confira aqui.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

podcast

O podcast do CINE já está no seu 6º episódio. Transformação de dióxido de carbono em produtos, hidrogênio verde e baterias são alguns dos temas abordados nos últimos episódios com a participação de pesquisadores do CINE. Escute aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial