Próximo webinar do CINE será sobre desafios e perspectivas das mulheres cientistas na área de energia.
Tuesday December 1st, 2020
Tuesday December 1st, 2020

No ano de 2020, duas mulheres foram agraciadas com o Prêmio Nobel de Química e uma com o Prêmio Nobel de Física. O que mudou na ciência desde a criação desse prêmio? Como podemos alcançar uma maior igualdade de gênero em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)? Quais foram e ainda são os desafios percorridos pelas mulheres para atingir posições de destaque e liderança num mundo particularmente masculino, onde muitas vezes o papel de mãe ou dona de casa se confunde com o papel de pesquisadora?

Esses temas serão abordados pela atual diretora do CINE, a professora Ana Flavia Nogueira (IQ-Unicamp), vencedora do prêmio “Women in Chemistry and Related Sciences 2020 – Leadership in Academia“, da American Chemical Society (ACS) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A professora contará um pouco da sua carreira científica, dos primeiros passos como aluna de iniciação científica no IQ-USP até chegar a ser reconhecida como líder na América Latina quando o assunto é energia fotovoltaica emergente.

A professora Ana Flávia tem graduação em Química pela USP, e mestrado e doutorado em Química pela UNICAMP. Fez pós-doutorado no Imperial College London (Reino Unido) e foi pesquisadora visitante na Stanford University (Estados Unidos). É fundadora e coordenadora do Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar da UNICAMP, grupo líder na América Latina em pesquisa sobre tecnologias emergentes para energia fotovoltaica.  Além disso, a cientista integra os advisory boards de três periódicos da Royal Society of Chemistry (RSC): Journal of Materials Chemistry A, Journal of Materials Chemistry C e Materials Advances. Ela também é editora associada do Journal of Photonics for Energy (SPIE) e do Journal of Physics: Energy (IOP). Publicou cerca de 150 artigos científicos.

Mais informações e inscrições (gratuitas) para o webinar da professora Ana Flávia: https://www.even3.com.br/cinew62020/.


Receive our Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Founding Sponsors
Leading Institutions
Participating Institutions
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial