Pesquisador do CINE profere palestra em evento da IEA sobre matrizes energéticas em países de economia emergente
Wednesday April 28th, 2021
Wednesday April 28th, 2021

Contact



Prof. Rubens Maciel Filho
Unicamp, Brasil

O professor Rubens Maciel Filho (UNICAMP), pesquisador principal do Programa de Armazenamento Avançado de Energia do CINE, proferiu palestra na International Energy Agency (IEA) sobre matriz energética e mobilidade em países de economia emergente, que incluem o Brasil.

A palestra online foi realizada no dia 20 de abril dentro de um evento que é realizado duas vezes por ano por um dos grupos de trabalho da IEA, liderado pelo Canadá e os Estados Unidos. O evento, que não foi aberto ao público, reuniu especialistas em energias renováveis e combustíveis de fontes renováveis, com o objetivo de elaborar diretrizes para os setores industrial e governamental.

“A palestra foi uma exposição do trabalho que tenho desenvolvido para implementações em países de economia emergente, os quais somam atualmente uma população de ao redor de 4,5 bilhões de pessoas”, conta o professor Rubens. Para atender às necessidades de crescimento destes países, é preciso disponibilizar energia elétrica em quantidades muito maiores do que as atuais, seguindo, contudo, os protocolos ambientais.

Na palestra, o pesquisador do CINE apresentou critérios e métodos que podem ser usados para tomar as decisões necessárias à composição da matriz energética de cada país. O professor Rubens apresentou alternativas de mobilidade e de geração de eletricidade e combustíveis que se adaptam às economias emergentes. Ele também abordou as dificuldades enfrentadas por países de grandes dimensões territoriais, como o próprio Brasil.

Para saber mais:

Contact



Prof. Rubens Maciel Filho
Unicamp, Brasil


Receive our Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Founding Sponsors
Leading Institutions
Participating Institutions
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial