Pesquisador do CINE é coordenador da unidade da EMBRAPII na UFSCar, dedicada ao desenvolvimento de novos materiais
Wednesday April 7th, 2021
Wednesday April 7th, 2021

Contact



Prof. Ernesto Chaves Pereira
Ufscar, Brasil

O professor Ernesto Chaves Pereira, pesquisador do CINE, é coordenador da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dedicada ao desenvolvimento de materiais avançados, funcionais e para processos sustentáveis.

A EMBRAPII tem o propósito de apoiar a inovação tecnológica  em empresas pela interação destas com instituições de pesquisa. Além disso, a EMBRAPII cofinancia o desenvolvimento destes projetos de inovação em até um terço do total do projeto. De acordo com o coordenador da EMBRAPII-UFSCar, a empresa parceira no projeto financia pelo menos 1/3 do total financeiro do projeto e a ICT dá como contrapartida econômica 1/3 na forma de horas de trabalho professores, alunos, instalações físicas e equipamentos. “É importante ainda frisar que a EMBRAPII exige a participação de alunos (de graduação e pós-graduação) na parte técnica do projeto bem como na participação destes em atividades de formação gerencial (soft skills)”, diz o coordenador.

“A Unidade EMBRAPII-UFSCar-Materiais se propõe a tratar o desenvolvimento de materiais em sentido bastante amplo, estendendo a sua utilização como materiais estruturais, em processos catalíticos, em aplicações da área médica, em aplicações sustentáveis, em sensores e também em dispositivos para conversão e armazenamento de energia limpa”, diz o professor Ernesto. “É importante frisar que  o problema de inovação  é proposto pela empresa parceira”, completa.

Ernesto Chaves Pereira é professor titular da UFSCar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq no nível 1 A, atua no estudo de novos materiais, especialmente para aplicações em dispositivos eletroquímicos, como, por exemplo, dispositivos para energia limpa e corrosão. Possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela UFSCar. No CINE, é um dos investigadores principais do Programa de Portadores Densos de Energia.

Para saber mais:

· CV Lattes do Prof Ernesto Chaves Pereira: http://lattes.cnpq.br/1505400360366643

· Contato do  Prof Ernesto Chaves Pereira: ernesto@ufscar.br.

· Contato da Unidade EMBRAPII-UFSCar-Materiais: embrapii@ufscar.br

· Site da EMBRAPII: https://embrapii.org.br

· Site da Unidade EMBRAPII – UFSCar – Materiais https://www.embrapii.ufscar.br/pt-br

Contact



Prof. Ernesto Chaves Pereira
Ufscar, Brasil


Receive our Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Founding Sponsors
Leading Institutions
Participating Institutions
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial