Mulheres do CINE participam de evento feminino da área de Eletroquímica
Wednesday April 7th, 2021
Wednesday April 7th, 2021

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, começou o “II Fronteiras em Eletroquímica e Eletroanalítica: avanços realizados por jovens mulheres cientistas”. Esse evento online e gratuito teve como objetivo reunir pesquisadoras que atuam no Brasil e no exterior para debater avanços na área de Eletroquímica/ Eletroanalítica e discutir o papel da mulher na Ciência e seus principais desafios.

No evento, a pós-doc Juliane Fiates (IQSC-USP), do Programa de Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE, apresentou um pôster sobre uso de técnicas computacionais na seleção e estudo de eletrólitos para baterias de lítio-ar.

“O evento foi muito inspirador, pois mulheres de muito destaque na eletroquímica contaram um pouco de sua trajetória e as dificuldades que tiveram que vencer para chegar até aqui. Uma conclusão importante com base nos trabalhos apresentados é que precisamos de mais representatividade nos cargos de diretoria, coordenação, em posições de tomada de decisão para que tenhamos mais políticas voltadas para a realidade das mulheres, principalmente no que tange a maternidade”, diz Juliane.

A bolsista de iniciação científica Mileny Araújo (UFSCar), do Programa de Portadores Densos de Energia,  apresentou pôster sobre a busca de catalisadores para geração de hidrogênio em fotocatodos de calcogenetos.

“Como ainda estou na graduação, fiquei feliz de ver mulheres em mestrado, doutorado e pós-doc apresentando suas linhas de pesquisa, pois quero seguir carreira acadêmica, e quando vemos mulheres nessas áreas podemos nos inspirar. Porém, ao mesmo tempo, senti um incômodo quando essas mesmas pesquisadoras falavam sobre o que é ser mulher na academia. A questão de conciliar filhos e pesquisas, às vezes sem apoio, e a questão do machismo que ainda é presente no meio acadêmico. Espaços de discussão sobre esses assuntos ainda são necessários”, expressa Mileny.

A Profa Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e pesquisadora no Programa de Portadores Densos de Energia, participou da mesa redonda de encerramento do evento, sobre desafios enfrentados por mulheres nas diversas faces da Química. “Foi uma tarde muito agradável de discussões “peito aberto” sobre os desafios das mulheres na ciência”, diz a cientista.


Receive our Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Founding Sponsors
Leading Institutions
Participating Institutions
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial