Workshop conjunto dos programas EG e AES inova no formato

Cerca de 90 membros do CINE participaram de um workshop que usou um formato dinâmico para promover integração e colaboração entre os grupos de pesquisa. O evento foi realizado no dia 12 de setembro na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.
“Esperamos que novas contribuições surjam a partir da troca de experiências que tivemos, e que todos os pesquisadores possam ter tido uma visão geral do CINE e possam ter entendido como o seu trabalho individual faz parte do todo”, diz o professor Mateus Giesbrecht (Unicamp), coordenador da comissão organizadora do evento.
Realizado pelos programas Geração de Energia (EG) e Armazenamento Avançado de Energia (AES), o workshop propiciou um ambiente interativo no qual estudantes de todos os níveis de formação e pesquisadores de pós-doutorado que atuam nesses programas no CINE puderam apresentar seus trabalhos e conhecer as pesquisas dos outros.
“O grande desafio do workshop foi fazer com que todos os trabalhos das divisões EG e AES fossem exibidos a todos os participantes em apenas uma tarde”, explica o professor Mateus, que também é coordenador da EG.
A solução encontrada trouxe um dinamismo especial ao workshop. Cada participante teve que elaborar, além do tradicional pôster científico, um vídeo curto tipo pitch apresentando seu trabalho. Dessa forma, todos os participantes puderam visitar todos os posters, sem deixar de apresentar o próprio. Além disso, a organização disponibilizou adesivos tipo post-it para que os visitantes deixassem recados e compartilhassem contatos com os autores dos posters.
Depois disso, os participantes foram separados em dez grupos. Cada grupo analisou em profundidade um conjunto de posters e vídeos usando um formulário online e escolheu o melhor desses trabalhos. No total, dez trabalhos do workshop foram distinguidos. Para finalizar, os arquivos do pôster, do vídeo e da respectiva análise foram disponibilizados a todos os participantes após o evento.
De acordo com a doutoranda Isabela Galantini, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (FEEC) da Unicamp, esse formato favoreceu o diálogo entre pesquisadores de áreas distintas, criando um ambiente colaborativo. “Foi um excelente momento para trocar experiências, discutir desafios comuns e identificar possíveis sinergias entre os projetos”, acrescenta Isabela, que desenvolve seu trabalho dentro do programa AES.
Além da dinâmica dos posters, que foi realizada ao longo da tarde, o evento contou com apresentações gerais sobre os quatro programas de pesquisa do CINE. As palestras foram proferidas por pesquisadores de cada divisão. Essa parte do workshop ocorreu durante a manhã, no auditório da FEQ.
“O workshop foi uma excelente oportunidade para conhecer as diferentes linhas de pesquisa e as atividades desenvolvidas nos programas do CINE”, diz Andreia de Moraes, pós-doc do programa EG no CTI Renato Archer . “Além de compartilhar meu trabalho, pude conhecer iniciativas inovadoras e perceber como cada programa contribui, de maneira complementar, para o avanço das tecnologias de geração e armazenamento de energia mais eficientes e sustentáveis”, completa Andreia.
Veja os vídeos curtos sobre os dez melhores trabalhos do workshop.
Contato

Mateus Giesbrecht
UNICAMP