Pesquisadores investigam captura de CO2 em novo material
31 de January de 2023
31 de January de 2023

Contato



Leonardo José Amaral Siqueira
UNIFESP

Um estudo computacional realizado por pesquisadores do CINE permitiu compreender como ocorre a absorção de moléculas de dióxido de carbono (CO2) em um material inovador baseado em um líquido iônico (família de sais que são líquidos à temperatura ambiente).

A pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de captura desse gás do efeito estufa e, portanto, faz parte dos esforços mundiais para contar com um conjunto de tecnologias que ajudem a reduzir as emissões de carbono à atmosfera.

Uma das estratégias que vem sendo estudadas é a utilização de materiais que absorvem CO2, de modo que o gás fique retido ou possa ser retirado do material para uso ou descarte. Nesse contexto, este novo trabalho pesquisou as possibilidades oferecidas por um sistema formado por duas placas porosas de carbono e um líquido iônico confinado no meio das placas e dentro dos poros.

Usando simulações de Dinâmica Molecular (método computacional que permite simular os movimentos de átomos e moléculas), os autores investigaram a influência na absorção do CO2 de diversos tamanhos de poro (entre 0,75 nm e 1,5 nm) e da aplicação de uma tensão elétrica. Entre outros resultados, os cientistas descobriram que a tensão incrementa a quantidade de dióxido de carbono dentro dos poros e aumenta a taxa de absorção dessas moléculas no líquido iônico confinado entre as placas. Além disso, eles confirmaram que a absorção de gás é mais rápida em poros maiores.

Os resultados abrem possibilidades de novos estudos com potencial aplicação. “Em tese podemos imaginar dispositivos assim acoplados na exaustão de sistemas onde há combustão, como indústrias e veículos, ou aplicados na separação/ purificação de gases de interesse”, diz Rafael Guimarães Pereira, que desenvolveu a pesquisa dentro do seu doutorado na UNIFESP com orientação do professor Leonardo J. .A. Siqueira. “Neste último caso, mais estudos devem ser feitos com relação à seletividade perante a mistura gasosa em questão”, explica.

A pesquisa recebeu financiamento da FAPESP, Shell e Capes e suporte estratégico da ANP, e usou recursos computacionais do CENAPAD-SP e do LNCC.


Referência do artigo científico: Understanding CO2 absorption by an ammonium-based ionic liquid confined in porous carbon material under applied voltage. Rafael Guimarães Pereira, Victor Oliveira Valente, Rafael Maglia de Souza, Leonardo José Amaral Siqueira. Journal of Molecular Liquids, Volume 366,120227. https://doi.org/10.1016/j.molliq.2022.120227.

Autores do paper que são membros do CINE: Rafael Guimarães Pereira (doutorando – na UNIFESP/Diadema), Victor Oliveira Valente (bolsista de Iniciação Científica na UNIFESP/Diadema), Rafael Maglia de Souza (pesquisador no IQ/USP) e Leonardo José Amaral Siqueira (professor na UNIFESP/Diadema).

Contato



Leonardo José Amaral Siqueira
UNIFESP


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial