Coordenador do programa
Hudson Giovani Zanin – UNICAMP – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – hzanin@unicamp.br
Vice-coordenador
Gustavo Doubek – UNICAMP – Faculdade de Engenharia Química
Conheça todos os membros do programa.
________
O objetivo do programa de Armazenamento Avançado de Energia é desenvolver tecnologias-chave para o manejo energético estratégico, isto é, para armazenar energia quando houver excesso na produção e fornecer energia quando houver demanda.
Esse manejo é especialmente relevante no contexto de energias renováveis como a solar e a eólica, cujas fontes (o Sol e o vento) são intermitentes, e melhora significativamente os processos de mobilidade e consumo de energia que estão presentes nas atividades cotidianas das pessoas, facilitando, ao mesmo tempo, a transição para uma matriz energética mais sustentável.
Para ser efetivo nessa missão, o programa treina pessoas para o desenvolvimento de baterias, supercapacitores, reformadores e células a combustível.
________
Veja a lista de publicações do programa.
________
Projetos
Objetivo:
- Desenvolver baterias de conversão promissoras como Li-S, Li-O2 e SLFB, juntamente com seus materiais funcionais. Inclui a identificação de viabilidades técnicas e económicas e o mapeamento das cadeias de abastecimento locais. Também planejamos realizar caracterização avançada de células e materiais em condições operacionais.
Benefícios:
- Após cinco anos de pesquisa, o objetivo é determinar mecanismos operacionais e modos de falha, bem como melhorar as capacidades de armazenamento e entrega de energia. Também pretendemos entender o mercado de baterias.
Objetivo:
- O projeto visa desenvolver baterias e supercapacitores com energia e densidades de potência superlativas, ampliando sua ciclabilidade. Este projeto visa combinar o melhor de ambos os dispositivos em um dispositivo híbrido. Planejamos melhorar nossas instalações de fabricação para desenvolver células locais melhores. Então é essencial identificar quais materiais podem ter maior viabilidade técnica e econômica, bem como mapear, auxiliar e desenvolver uma cadeia de fornecedores local.
Benefícios:
- Após cinco anos de pesquisa, o objetivo é melhorar a fabricação de células. Pretendemos compreender os mecanismos operacionais e modos de falha com caracterizações avançadas de tipo “operando”.
Objetivo:
- Desenvolver SOFCs suportados em metal e reformadores de bioetanol com todos os materiais constituintes necessários, como barreiras de difusão contra a migração de Cr do suporte metálico, otimização da microestrutura para melhorar a densidade de corrente, otimização dos métodos de construção para os eletrodos ativos, catalisadores e eletrólitos, tendo sempre em mente a escalabilidade dos processos e a disponibilidade de materiais considerando a cadeia de fornecedores nacional.
Benefícios:
- Após 5 anos de pesquisa, o objetivo é desenvolver protótipos de reformadores de etanol, células e pilhas SOFC que possam converter biocombustíveis em eletricidade, além de estudar seus mecanismos de funcionamento e modos de falha.