Diretores do CISTAR (EUA) visitam o CINE no contexto da cooperação entre os centros
17 de April de 2023
17 de April de 2023

O CINE recebeu a visita de dois membros do Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources (CISTAR): o professor Abhaya Datye (University of New Mexico), diretor de Programas Internacionais do CISTAR, e a professora Denise Driscoll (Purdue University), diretora de Diversidade e Cultura da Inclusão.

Desde o ano passado, o CINE mantém uma cooperação com o CISTAR. Ambos os centros são multi-institucionais e se dedicam à pesquisa em tecnologias para a descarbonização por meio de abordagens distintas e complementares. O CISTAR reúne cinco universidades dos Estados Unidos e tem financiamento da National Science Foundation (NSF).

A visita dos diretores do CISTAR, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de março em Campinas e São Paulo, incluiu visitas a laboratórios, reuniões, seminários e intensas discussões. Essas atividades promoveram o aprofundamento e a expansão das interações entre os centros, tanto em assuntos relacionados às pesquisas científicas, como catálise e eletroquímica, quanto em ações da área de inclusão e diversidade.

“Os pesquisadores do CISTAR têm agora um entendimento claro sobre o funcionamento do centro e seus laboratórios, visando a expansão da colaboração entre o CINE e CISTAR em áreas complementares”, diz o pesquisador Fabio Fonseca (IPEN), que coordena as colaborações com o CISTAR desde o início.

Os visitantes ofereceram duas interessantes palestras sobre temas da sua especialidade. Abhay Datye, que é um destacado especialista em catálise e microscopia eletrônica, com trabalhos pioneiros na área, proferiu uma palestra sobre captura de átomos em catalisadores baseados em céria. Denise Driscoll, psicóloga com ampla experiência em questões de diversidade, equidade e inclusão (DEI), falou na sua palestra sobre os pilares das ações de educação e inclusão do CISTAR.

A cooperação

A cooperação CINE – CISTAR tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da National Science Foundation (NSF) e envolve três programas de pesquisa do CINE: Metano a Produtos (M2P), Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) e Portadores Densos de Energia (DEC).

Atualmente, há vários trabalhos em andamento, distribuídos em três projetos sobre reatores eletroquímicos de estado sólido, técnicas operando de caracterização usando luz síncrotron e ferramentas computacionais de pesquisa. Dois membros do CINE, o doutorando Sergio Damasceno (UFABC) e a pós-doc Tamara Silveira (IPEN), estão no momento no CISTAR fazendo estágios de pesquisa.

Em setembro do ano passado, membros do CINE fizeram uma visita ao CISTAR. Fabio Fonseca e o professor André Ferlauto (UFABC) estiveram na Purdue University e The University of New Mexico. Além disso, em novembro, a professora Denise Driscoll proferiu um CINE Webinar sobre preconceito.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial