Tecnologia para carros elétricos abastecidos a etanol
Em um artigo que acaba de ser publicado no prestigiado periódico científico Journal of Energy Chemistry, pesquisadores CINE e colaboradores fazem uma revisão detalhada das vantagens e desafios de uma promissora tecnologia de células a combustível, a das MS-SOFCs, a qual permite reunir as vantagens de um veículo elétrico e a praticidade de abastecê-lo com um combustível amplamente disponível. “O nosso estudo destaca que as MS-SOFCs representam uma solução promissora para a descarbonização da mobilidade, podendo ser uma alternativa impactante para a eletrificação deste setor”, diz o professor Gustavo Doubek (Unicamp), um dos pesquisadores do CINE que conduziu o trabalho. Saiba mais.
Nova equipe científica do CINE
Mais de 200 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, ligados a 11 universidades e institutos de pesquisa brasileiros, estão trabalhando nos 15 projetos de pesquisa e desenvolvimento que compõem a segunda fase do CINE. Esta equipe científica inclui mais de 100 estudantes que estão realizando suas pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica no contexto do nosso centro, o qual oferece um ambiente privilegiado para o desenvolvimento profissional em tecnologias para a transição energética e a descarbonização. “Esperamos que o CINE continue evoluindo no seu papel protagonista e pioneiro de formar e especializar profissionais e pesquisadores tão necessários à transição energética”, diz a vice-diretora do CINE Camila Brandão (Shell). Saiba mais.
10 mil citações em cinco anos e meio
A produção científica do CINE atingiu uma importante marca no final de 2024. O conjunto de artigos publicados desde a criação do centro recebeu mais de 10 mil citações. Em cinco anos e meio, membros do CINE e seus colaboradores reportaram os resultados dos projetos de pesquisa em cerca de 600 artigos científicos que foram publicados em periódicos internacionais indexados. “Esses dados demonstram o reconhecimento da comunidade científica global em relação às contribuições do CINE para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas”, diz o professor Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP), coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento no CINE. Saiba mais.
Imersão científica para meninas
Membros do CINE organizaram diversas atividades para aproximar a ciência de alunas e professoras do ensino médio no contexto do Programa Futuras Cientistas. A programação, realizada no Instituto de Química da Unicamp, incluiu um bate-papo com mulheres cientistas, um workshop de impressão 3D e visitas a laboratórios. “As alunas puderam descobrir como a pesquisa de hoje está moldando o futuro da geração e armazenamento de energia”, conta Camila Pedroso, analista de Educação e Difusão do Conhecimento do CINE, que participou da condução das atividades. Saiba mais.
Em novembro do ano passado, lançamos o nosso vídeo institucional durante a cerimônia de assinatura do convênio que marcou o início da segunda fase do CINE. O vídeo reúne imagens de alguns dos principais laboratórios do centro, além de palavras das diretoras e dos coordenadores dos programas de pesquisa. Assista ao nosso vídeo agora e entenda a nossa missão, a nossa história e como estamos ajudando a construir um mundo mais sustentável por meio da ciência. Veja no YouTube.
Siga-nos nas redes sociais
UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084