Em parceria com o Itaú Unibanco, o CINE iniciou neste ano um ciclo de workshops dedicados à disseminação de conhecimento sobre a transição energética. Ao unir a expertise científica e tecnológica do CINE e o compromisso do Itaú com a sustentabilidade, esta colaboração está promovendo uma rica troca de ideias sobre temas de grande impacto, como mobilidade urbana, geração e armazenamento de energia renovável, novos combustíveis com baixa pegada de carbono e inteligência artificial. Quatro workshops já foram realizados nos meses de fevereiro, maio e julho deste ano, na cidade de São Paulo, em formato presencial ou híbrido, com a presença de equipes do Itaú, do CINE e de empresas e associações diretamente envolvidas na transição energética. O primeiro evento abordou tecnologias existentes e possíveis soluções para realizar a transição energética no Brasil da melhor forma possível, em termos de sustentabilidade social, ambiental e financeira. O segundo foi uma roda de discussão sobre aspectos regulatórios das energias eólica e solar fotovoltaica e seus impactos no mercado nacional. O terceiro workshop consistiu em apresentações de especialistas e discussões grupais simultâneas sobre eficiência e transição energética. Finalmente, o hidrogênio de baixo carbono, da produção aos aspectos regulatórios, foi o assunto do quarto workshop.
No mês de abril, o consórcio acadêmico-industrial InSilicoNettornou-se parceiro do CINE para desenvolver tecnologias para a transição energética. A parceria reúne a competência da InSilicoNet em soluções baseadas em ferramentas digitais e a expertise científica do CINE em materiais e dispositivos para uma economia de baixo carbono. A partir deste acordo, as equipes das duas organizações podem trabalhar em conjunto para gerar inovações que acelerem a transição para um mundo mais sustentável, incluindo aspectos como avaliações técnico-econômicas e de ciclo de vida de novas tecnologias.
No mês de maio, tivemos o prazer de receber representantes da ANODOX Energy Systems (empresa com sede na Suécia, dedicada a fornecer produtos e serviços para sistemas de energia de alto desempenho) para discutir possibilidades de trabalho conjunto.
Também em maio, fomos honrados com a visita de uma delegação do governo dos Países Baixos à nossa sede na Unicamp. O objetivo da visita foi discutir possíveis parcerias e colaborações entre o CINE e centros de pesquisa da Holanda.
No final de maio, uma equipe do CINE visitou, na cidade de Campinas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da BYD – a empresa multinacional de energia limpa e mobilidade elétrica, conhecida no Brasil pelos seus carros elétricos e painéis fotovoltaicos de silício.
Em meados de junho, participamos da exposição de tecnologias Inova Trade Show, realizada dentro da Campinas Innovation Week. Nos estandes, nossos pesquisadores exibiram protótipos desenvolvidos no contexto do CINE e interagiram com profissionais de empresas, empreendedores, estudantes e público em geral.
No dia 6 de maio, a diretora do CINE ministrou uma aula magna para alunos de ensino médio do Colégio Visconde de Porto Seguro em Valinhos. A cientista abourdou os desafios da transição energética e como o CINE busca inovar em tecnologias que tragam energia limpa e acessível para todos por meio da integração entre academia e indústria.
No início de junho participamos do Dia da Itália na Fapesp – uma jornada de apresentações e debates entre empresas italianas e pesquisadores do estado de São Paulo com o objetivo de incentivar colaborações que fomentem o desenvolvimento econômico e social. Pesquisadores do CINE apresentaram o Centro e seus resultados.
Se você tem um trabalho científico que traz uma solução inovadora para promover a sustentabilidade na América Latina, você pode enviar um artigo para esta edição especial da Sustainability Science and Technology, revista que foi lançada neste ano pela editora científica IOP. Os artigos aprovados após revisão por pares serão publicados em formato de acesso aberto, sem custo para os autores. A edição tem dois pesquisadores do CINE como editores (Ana Flávia Nogueira e Caue Ribeiro). Saiba mais.
Parcerias e colaborações faze parte da nossa proposta desde o início para que, juntos, possamos gerar e implementar as melhores soluções para a transição energética e a economia de baixo carbono. A sua empresa ou instituição quer colaborar com o CINE? Entre em contato! Nosso e-mail é contato@cine.org.br.
Siga-nos nas redes sociais
UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084