Edição nº 35 – 30/05/2023


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 35 – 30/05/2023

cine 1

DEBATE CINE

Três pesquisadores, especialistas em tecnologias para a transição energética e a descarbonização da economia, discutiram as vantagens e desvantagens de diversas tecnologias que podem ajudar a reduzir as emissões de carbono do setor de transporte no Brasil – um dos maiores produtores de veículos do mundo. O debate, organizado pelo CINE, mostrou que o país precisará estar preparado para produzir e utilizar um conjunto de dispositivos, combustíveis e fontes de energia, e que será preciso escolher as opções mais apropriadas para cada aplicação, desde os carros de uso urbano até os navios.

abstract 1

PESQUISA

Uma equipe de pesquisadores do programa Armazenamento Avançado de Energia desenvolveu um modelo matemático que deve auxiliar a minimizar perdas de energia indesejáveis que ocorrem dentro de supercapacitores. O modelo, que considera a presença de diferentes defeitos estruturais nos eletrodos dos supercapacitores, ajudará a projetar o material mais adequado para cada aplicação desses dispositivos.

MEMBROS

membros

A Profa. Ana Flávia Nogueira (Unicamp), diretora e pesquisadora do CINE, foi diplomada membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Químicas em cerimônia realizada na noite de 10 de maio na Escola Naval, no Rio de Janeiro. A cientista e os outros diplomados foram eleitos na Assembleia Geral da ABC em dezembro do ano passado.

pesquisa 1

PESQUISA

Pesquisadores do programa Portadores Densos de Energia e colaboradores estudaram o papel dos ligantes na estabilidade de dispersões de nanocristais de perovskita sob iluminação contínua. Os resultados sugerem quais são os tipos de ligantes que podem ser usados para melhorar a fotoestabilidade desses materiais, promissores para aplicação em células solares e outros dispositivos.

pesquisa 2

PESQUISA

Membros do programa Armazenamento Avançado de Energia investigaram o efeito de diferentes concentrações de água em baterias de lítio-oxigênio. Nesses promissores dispositivos, o oxigênio pode ser obtido diretamente do ar, o qual é úmido. Os autores descobriram que a água provoca um “efeito de dois gumes” na bateria: aumenta a sua capacidade de entregar energia em cada descarga, mas diminui a sua ciclabilidade.

COLABORAÇÕES

visita shell

A Profa. Claudia Longo (Unicamp) e a doutoranda Jessica Alvim (Unicamp), pesquisadoras do CINE, estiveram no Shell Technology Center Houston no mês de abril no contexto de uma colaboração com cientistas da Shell cujo objetivo é desenvolver um novo reator (foto)eletroquímico para a conversão de CO2 em produtos de valor agregado.

CINE EM EVENTOS

web summit

O Prof. Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP) e o Prof. Marcos Quiles (Unifesp), pesquisadores do programa de Ciência Computacional do CINE, proferiram uma “masterclass” junto a cientistas da Shell no Web Summit Rio 2023, evento sobre tecnologia e inovação que reuniu mais de 20 mil pessoas no Rio de Janeiro. Os cientistas falaram sobre o papel da inteligência artificial e das simulações computacionais no desenvolvimento de tecnologias para a transição energética.

mrs meeting

Duas pesquisadoras do CINE apresentaram seus trabalhos em sessões de pôster durante o tradicional Spring Meeting & Exhibit da Materials Research Society (MRS). A Profa. Claudia Longo (Unicamp) abordou uma série de materiais semicondutores preparados por meio da síntese por arco voltaico – método relativamente barato e rápido para óxidos complexos. A doutoranda Jéssica Costa Alvim mostrou seu trabalho sobre propriedades fotoeletroquímicas do Cu2WO4 para a conversão de dióxido de carbono em etanol.

EVENTOS REALIZADOS

Imagem1

No dia 23 de maio, o Prof. Frank Nelson Crespilho (IQSC-USP) proferiu um seminário sobre as possibilidades oferecidas por enzimas e microrganismos na produção de energia verde e compostos de alto valor a partir de fontes renováveis. O evento foi híbrido e contou com a participação de mais de 40 pessoas no auditório do Instituto de Química da Unicamp. A gravação pode ser acessada aqui.

NA MÍDIA

clipping

Veja estas matérias, recentemente publicadas em canais da Unicamp, sobre pesquisas realizadas no contexto do CINE:

Baterias sustentáveis: as alternativas produzidas em laboratório da FEEC. (TV Unicamp)
Em busca de novos catalisadores. (Jornal da Unicamp)

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site!

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial