Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram uma estratégia para otimizar a hematita, um dos materiais mais utilizados como fotoanodo na produção de hidrogênio verde via fotoeletrólise. O avanço, baseado na modificação das interfaces usando elementos abundantes, levou a um aumento de 50% na eficiência do fotoeletrolisador. O trabalho foi destacado na capa de um volume especial do Journal of the American Ceramic Society sobre materiais para a área de energia.
Uma equipe do CINE desenvolveu um dispositivo que permite monitorar em tempo real o nível de carga de uma bateria e também o envelhecimento de seus componentes. A invenção, que é objeto de um pedido de patente, é aplicável a baterias de todos os tamanhos e tipos, inclusive às tecnologias que estão em desenvolvimento.
Membros do CINE elucidaram como ocorre, do ponto de vista atomístico, o armazenamento de cargas em dispositivos formados por eletrodos de carbono e eletrólitos de água salgada – sistemas ambientalmente amigáveis, baseados em elementos abundantes e bem distribuídos. O novo estudo, realizado por meio de simulações de dinâmica molecular, deve contribuir para que sejam realizadas as melhores escolhas em futuras pesquisas experimentais.
Este artigo, com participação de membros do CINE, descreve um método simples, escalável e ambientalmente amigável para produzir amônia por fotoeletrocatálise. O paper reporta a preparação de um novo fotocátodo, baseado em nanotubos de nióbio (metal que o Brasil produz em larga escala) e nitretos de carbono (que podem ser produzidos a partir de biomassa).
Um grupo de pesquisadores do CINE esteve na Europa participando de eventos e visitas técnicas para fortalecer e iniciar colaborações científicas. De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, foi realizado no Imperial College London (Inglaterra) o 2nd Workshop CINE – Imperial on Renewable Energy. Pesquisadores das duas instituições apresentaram trabalhos sobre armazenamento de energia, eletrocatálise e fotoeletrocatálise. O evento incluiu visitas a laboratórios. No dia 6 de fevereiro, membros do CINE visitaram o Instituto de Materiais Avançados (INAM) da Universitat Jaume I (Espanha) no contexto de um novo projeto colaborativo sobre geração de hidrogênio verde a partir de biomassa por meio de reações eletroquímicas, usando eletricidade gerada por células solares de perovskita.
CINE EM EVENTOS
A Profa Lucia Mascaro (UFSCar) proferiu palestra convidada de abertura na 43ª Escola de Verão em Química do DQ-UFSCar, que congregou estudantes, pesquisadores e outros profissionais da Química do país. Intitulada “Green energy strategies for sustainable development”, a palestra abordou o uso da fotocatálise para produzir hidrogênio verde e amônia e para converter dióxido de carbono em metanol.
SITE
Veja no site o nosso organograma e conheça quem são os membros atuais do nosso Comitê Executivo, do Conselho Internacional e da equipe administrativa.
Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.
UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084