Edição nº 33 – 06/03/2023


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 33 – 06/03/2023

Imagem5

PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram uma estratégia para otimizar a hematita, um dos materiais mais utilizados como fotoanodo na produção de hidrogênio verde via fotoeletrólise. O avanço, baseado na modificação das interfaces usando elementos abundantes, levou a um aumento de 50% na eficiência do fotoeletrolisador. O trabalho foi destacado na capa de um volume especial do Journal of the American Ceramic Society sobre materiais para a área de energia.

patente

PATENTE

Uma equipe do CINE desenvolveu um dispositivo que permite monitorar em tempo real o nível de carga de uma bateria e também o envelhecimento de seus componentes. A invenção, que é objeto de um pedido de patente, é aplicável a baterias de todos os tamanhos e tipos, inclusive às tecnologias que estão em desenvolvimento.

Imagem2

PESQUISA

Membros do CINE elucidaram como ocorre, do ponto de vista atomístico, o armazenamento de cargas em dispositivos formados por eletrodos de carbono e eletrólitos de água salgada – sistemas ambientalmente amigáveis, baseados em elementos abundantes e bem distribuídos. O novo estudo, realizado por meio de simulações de dinâmica molecular, deve contribuir para que sejam realizadas as melhores escolhas em futuras pesquisas experimentais.

Imagem3

PESQUISA

Este artigo, com participação de membros do CINE, descreve um método simples, escalável e ambientalmente amigável para produzir amônia por fotoeletrocatálise. O paper reporta a preparação de um novo fotocátodo, baseado em nanotubos de nióbio (metal que o Brasil produz em larga escala) e nitretos de carbono (que podem ser produzidos a partir de biomassa).

MAIS PESQUISA

Ethanol in Aqueous Solution Studied by Microjet Photoelectron Spectroscopy and Theory. Acesse o artigo no periódico Accounts of Chemical Research.

Fluoroalkoxyaluminate-based ionic liquids as electrolytes for sodium-ion batteries. Acesse este paper no Journal of Molecular Liquids.

A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation. Acesse este artigo de revisão na revista Catalysts.

COLABORAÇÕES

Imagem4
Um grupo de pesquisadores do CINE esteve na Europa participando de eventos e visitas técnicas para fortalecer e iniciar colaborações científicas. De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, foi realizado no Imperial College London (Inglaterra) o 2nd Workshop CINE – Imperial on Renewable Energy. Pesquisadores das duas instituições apresentaram trabalhos sobre armazenamento de energia, eletrocatálise e fotoeletrocatálise. O evento incluiu visitas a laboratórios. No dia 6 de fevereiro, membros do CINE visitaram o Instituto de Materiais Avançados (INAM) da Universitat Jaume I (Espanha) no contexto de um novo projeto colaborativo sobre geração de hidrogênio verde a partir de biomassa por meio de reações eletroquímicas, usando eletricidade gerada por células solares de perovskita.

CINE EM EVENTOS

Imagem6

A Profa Lucia Mascaro (UFSCar) proferiu palestra convidada de abertura na 43ª Escola de Verão em Química do DQ-UFSCar, que congregou estudantes, pesquisadores e outros profissionais da Química do país. Intitulada “Green energy strategies for sustainable development”, a palestra abordou o uso da fotocatálise para produzir hidrogênio verde e amônia e para converter dióxido de carbono em metanol.

SITE

Imagem7

Veja no site o nosso organograma e conheça quem são os membros atuais do nosso Comitê Executivo, do Conselho Internacional e da equipe administrativa.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site!

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial