Edição nº 30 – 05/12/2022


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 30 – 05/12/2022

fuel cells

CINE PESQUISA

Pesquisadores do programa Metano a Produtos do CINE e colaboradores deram mais um passo rumo à comercialização de células a combustível de óxidos sólidos (SOFCs). Usando uma técnica avançada para deposição de óxidos, a equipe construiu uma camada adicional entre o cátodo e o eletrólito e, dessa forma, conseguiu melhorar o desempenho e durabilidade da célula.

CINE MEMBROS

ana flavia

A Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE, foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Químicas. A eleição envolveu todos os membros titulares da entidade. Essa categoria de membro é destinada a pessoas com destacada atuação científica e notória liderança nacional na sua área.

rafaels

Os doutorandos Rafael Lavagnolli Germscheidt (UNICAMP) e Raphael Moral (UNICAMP) receberam prêmios para estudantes da American Chemical Society e da Royal Society of Chemistry por trabalhos sobre produção de hidrogênio e perovskitas apresentados em sessões orais em Foz do Iguaçu no XX B-MRS Meeting.

andre polo

O Prof. André Polo (UFABC) recebeu em Lausanne (Suíça) um dos cinco prêmios aos melhores pôsteres da conferência internacional IPS-23 pelo trabalho “Correlation of recombination processes and performance in MAPbI3 and MA/FAPbI3 perovskite solar cells”.

nanoflakes

CINE PESQUISA

Pesquisadores do programa de Ciência Computacional do CINE usaram simulações computacionais para interpretar experimentos que sintetizam nanoflocos de MoS2 sobre superfícies de ouro. Na área de novas energias, o material é promissor para uso como catalisador e em células solares e supercapacitores. Os autores mostraram que a forma dos nanoflocos, que determina as suas propriedades, depende da rota de síntese.

spectroelectrochemical study

CINE PESQUISA

Este trabalho do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE apresenta um estudo experimental e teórico da polianilina – polímero condutor eletrônico que tem sido usado em supercapacitores na escala laboratorial. Os autores analisaram a degradação do material sob condições de polarização usando a técnica de espectroscopia Raman in operando e simulações computacionais.

PdNiato

CINE PESQUISA

Este artigo reporta um estudo realizado no programa Metano a Produtos do CINE sobre catalisadores baseados em níquel e paládio. As nanopartículas foram usadas para converter metano em metanol e outros compostos de valor industrial, com geração simultânea de eletricidade, usando uma célula a combustível de eletrólito polimérico como reator.

Metal Oxide Defects

CAPÍTULOS DE LIVROS

Pesquisador do programa Metano á Produtos do CINE é coautor de capítulo que aborda a dopagem como forma de inserção controlada de defeitos em óxidos metálicos para ajustar as suas propriedades e induzir comportamentos únicos nesses materiais. O capítulo acaba de ser publicado em livro da editora Elsevier sobre engenharia de defeitos em óxidos metálicos e as suas aplicações em energia e outras áreas.

MAIS CINE PESQUISA

Theoretical investigation of the stability of A55-nBn nanoalloys (A, B = Al, Cu, Zn, Ag). Acesse o artigo na Computational Materials Science.

Production of Methanol on PdCu/ATO in a Polymeric Electrolyte Reactor of the Fuel Cell Type from Methane. Acesse o artigo na Methane.

CINE COLABORAÇÕES

colaboraçoes
Em setembro deste ano, os professores Fabio Fonseca (IPEN) e André Ferlauto (UFABC), pesquisadores do CINE, realizaram a sua primeira missão científica dentro da cooperação CINE – CISTAR. Eles visitaram a Purdue University e The University of New Mexico, ambas nos Estados Unidos. Assim como o CINE, o CISTAR é um centro multi-institucional de pesquisa em engenharia na área de energia. A cooperação entre os centros, que tem apoio da FAPESP e da National Science Foundation, abrange projetos de pesquisa sobre reatores eletroquímicos de estado sólido, técnicas “in operando” usando radiação síncrotron e ferramentas teóricas. Os projetos envolvem membros do CINE dos programas Metano a Produtos, Portadores Densos de Energia e Ciência Computacional de Materiais e Química.

IGUALDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

ana

A Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE, participou de um workshop sobre Igualdade Diversidade e Inclusão (EDI, na sigla em inglês) no Imperial College London no mês de julho. O evento faz parte de uma iniciativa do British Council que visa desenvolver políticas de equidade de gênero em universidades brasileiras por meio da troca de experiências com universidades do Reino Unido que possuem programas bem estabelecidos.

EVENTOS DO CINE

thumb YT webinars CINE Yuri 1920x1080 221208
Encerrando o ciclo 2022 de CINE Webinars, o descobridor dos MXenes falará sobre essa nova família de materiais bidimensionais baseados em metais de transição e o seu grande potencial de aplicação em baterias e supercapacitores. O Prof. Yury Gogotsi (índice h=204) é autor de uma produção científica muito destacada, com mais de 200 mil citações, que inclui uma série de artigos publicados em revistas como Nature e Science. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.
post Luís Gustavo Dias thumbnail
No último CINE Talk do ano, o Prof. Luís Gustavo Dias, pesquisador do programa Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE, apresentará seus estudos teóricos com líquidos iônicos como eletrólitos de baterias de íons de sódio. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

CINE EM EVENTOS

brics

O Prof. Raphael Nagao (UNICAMP) foi um dos cinco cientistas do Brasil selecionados pela Academia Brasileira de Ciências para participar da sessão sobre tecnologias de baixo carbono no 7th BRICS Young Scientist Forum, realizado em Xiamen (China). Em sessão oral, Nagao apresentou um trabalho sobre eletrossíntese de combustíveis verdes, desenvolvido dentro do programa Portadores Densos de Energia do CINE.

bmrs meeting

Mais de 20 membros do CINE participaram do XX B-MRS Meeting, a conferência internacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, que neste ano foi realizada em Foz do Iguaçu. Em sessões orais e de pôster, eles apresentaram trabalhos desenvolvidos dentro dos programas Portadores Densos de Energia e Metano a Produtos, sobre obtenção de hidrogênio verde, células solares e conversão de metano em compostos de valor industrial.

cipoa

A Profa. Lucia Mascaro (UFSCar) proferiu uma apresentação oral sobre fotocatalisadores para redução de CO2 na 5ª edição da CIPOA, conferência internacional sobre tecnologias avançadas de oxidação que ocorreu em Cusco (Peru).

CINE NA MÍDIA

hudson podcast

O Prof. Hudson Zanin participou do episódio sobre transição energética do podcast Analisa, produzido pela rádio e TV da UNICAMP. A conversa foi sobre o conjunto de tecnologias, atores e processos que é necessário reunir para reduzir significativamente as emissões de gases do efeito estufa. Veja o vídeo.

etanol band

O Prof. Fabio Coral Fonseca é um dos entrevistados em reportagem do Jornal da Band sobre hidrogênio verde. O pesquisador falou sobre o trabalho que vem realizando no IPEN para melhorar a durabilidade e diminuir os custos de tecnologias para carros elétricos a etanol baseados em células a combustível. Veja o vídeo.

OPORTUNIDADES

Postdoctoral researcher

O CINE tem duas vagas para doutores em projeto sobre energia fotovoltaica (perovskita, grafeno e nióbio) que será realizado na UNICAMP em cooperação com o CTI Renato Archer e o IFRN. Mais informações, no site.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial