Edição nº 28 – 23/09/2022


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 28 – 23/09/2022

conference

As inscrições gratuitas para participar deste evento sobre ciência e tecnologia para a transição energética estão abertas a todo público interessado até 30 de setembro. A programação conta com palestras convidadas de cientistas da academia e da indústria do Brasil e do exterior, bem como apresentações orais e de pôsteres dos pesquisadores do CINE. Mais informações e inscrições, na página da conferência.

Freestanding niobium

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram um material capaz de melhorar o desempenho de baterias e supercapacitores de íons de sódio – tecnologia promissora por se basear em um elemento abundante e bem distribuído no planeta Terra. O trabalho foi realizado dentro do programa Armazenamento Avançado de Energia.

CINE MEMBROS

pesquisadoras

Trabalho realizado no programa Metano a Produtos (M2P) do CINE foi premiado na 23rd International Conference On Solid State Ionics (SSI-23), tradicional evento internacional bienal da Materials Research Society (MRS), que neste ano foi realizado no mês de julho em Boston (EUA). O estudo Electrochemical Oxidation of Methane to Value-Added Products Using Bifunctional CeO2/ZrO2 Catalysts foi um dos 13 pôsteres premiados entre os mais de 100 que foram apresentados no evento. O trabalho foi realizado dentro do mestrado recém-defendido de Nicole Patrício, bolsista do CINE. O pôster foi apresentado pela orientadora do trabalho, a pesquisadora Elisabete Santiago (IPEN), que é membro do M2P.

radiation-induced

CINE PESQUISA

Este é um estudo de pesquisadores do programa Metano a Produtos do CINE e colaboradores sobre membranas de troca aniônica (AEMs) produzidas por enxerto de radiação – técnica usada para produzir polímeros funcionais utilizando radiação de alta energia. Os autores analisaram a influência das condições de irradiação nas propriedades físico-químicas dessas membranas, que são usadas em células a combustível e eletrolisadores amplamente utilizados na área de novas energias.

Adsorption of ionic liquids forming species

CINE PESQUISA

Neste trabalho do programa de Ciência Computacional do CINE, os autores estudam a interação entre a superfície de MXenes (novos materiais com grande potencial de aplicação como eletrodos de baterias e supercapacitores) e os íons de líquidos iônicos que são usados como eletrólitos nesses dispositivos. O estudo avança a compreensão dos fenômenos que ocorrem na interface eletrodo – eletrólito, a qual é fundamental para melhorar o desempenho dos dispositivos de armazenamento de energia.

paper almir

CINE PESQUISA

Este artigo apresenta um método rápido e simples para produzir heteroestruturas bidimensionais de grafeno e nitreto de boro hexagonal. O material foi testado com sucesso na conversão fotocatalítica de dióxido de carbono em metanol. O trabalho foi realizado por pesquisadores do programa Metano a Produtos do CINE e colaboradores.

MAIS CINE PESQUISA

Tuning of Shape, Defects, and Disorder in Lanthanum-Doped Ceria Nanoparticles: Implications for High-Temperature Catalysis. Acesse o artigo na ACS Applied Nano Materials.

Computational investigation of van der Waals corrections in the adsorption properties of molecules on the Cu(111) surface. Acesse o artigo na Physical Chemistry Chemical Physics.

Fundaments of Photoinduced Electron Transfer in Inorganic Molecular Systems. Acesse este capítulo no Springer Handbook of Inorganic Photochemistry.

EVENTOS CINE REALIZADOS

carrosel

IX CINE-CMSC Workshop. 29 de agosto a 2 de setembro de 2022. Online. Organizado pelo programa Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do CINE, o workshop discutiu avanços na aplicação da ciência computacional ao desenvolvimento de tecnologias para a transição energética. Em cada uma das apresentações, que foram realizadas em inglês, participaram de 60 a 70 pessoas entre membros do CMSC e participantes externos do Brasil, Argélia, Bangladesh, Colômbia e Índia. O workshop contou com palestrantes convidados da França, Alemanha e Brasil e da empresa NVIDIA. Para os membros do programa, o evento propiciou novas colaborações e consolidou projetos em andamento, além de preparar os mais jovens para participar de eventos maiores.

CINE EM EVENTOS

fiec

FIEC Summit 2022 – Hidrogênio Verde. 3 e 4 de agosto de 2022. Fortaleza (Brasil).
O Prof. Fabio Fonseca (IPEN), coordenador do programa Metano a Produtos do CINE, participou da mesa redonda “Academia e o Hidrogênio Verde no Brasil”.

acs fall

ACS Fall Meeting 2022 – Sustainability in a Changing World. 21 a 25 de agosto de 2022. Chicago e online.
A Profa. Claudia Longo, pesquisadora do programa Portadores Densos de Energia do CINE, proferiu uma apresentação oral no simpósio ACS Women in Energy sobre fotorreatores que usam a luz do Sol para transformar CO2 em produtos e descontaminar águas.

workshop h2

Workshop Hidrogênio Verde no Brasil. 26 de agosto de 2022. LNNano/CNPEM (Campinas, Brasil).
A Profa. Ana Flávia Nogueira, diretora do CINE, falou sobre o papel do Centro no cenário nacional de desenvolvimento de tecnologias para a produção de hidrogênio verde.

NA MÍDIA

ana flavia globo

Nesta reportagem do Bom Dia SP (Globo) sobre o potencial do noroeste paulista para energias alternativas, a Profa Ana Flavia Nogueira, diretora e pesquisadora do CINE, fala sobre energia fotovoltaica. Veja o vídeo.

OPORTUNIDADES

Scientific Initiatio

O CINE tem duas vagas para alunos de graduação no Laboratório de Eletrocerâmicas do IPEN para atuar em projeto sobre sinterização de cerâmicas funcionais por técnicas não convencionais. Mais informações, no site.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial