Edição nº 27 – 22/08/2022


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 27 – 22/08/2022

conference

Estão abertas as inscrições para participar sem custo da próxima conferência científica do CINE, que será realizada em formato presencial nos dias 18 e 19 de outubro deste ano na cidade de Campinas (SP) no Vitória Hotel Concept.
Em sessões orais e de pôsteres, membros do CINE apresentarão seus mais recentes resultados de pesquisa e discutirão o papel desses estudos no desenvolvimento de novas tecnologias para a atual transição energética.
O evento também contará com destacados palestrantes do Brasil e do exterior.
As vagas são limitadas! Saiba mais sobre o programa e faça a sua inscrição na página da conferência.

destaque 560

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores apresentam uma forma de produzir compostos químicos de uso industrial usando uma célula a combustível de eletrólito polimerico como reator, um composto de coordenação baseado em cobre como catalisador e, como matérias-primas, dióxido de carbono, hidrogênio e água. O trabalho foi realizado dentro do programa Metano a Produtos.

CINE MEMBROS

rodrigo

Rodrigo Szostak ganhou menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2022, área de avaliação “Química”, pela sua tese de doutorado sobre uso de técnicas baseadas em radiação síncrotron na caracterização de perovskitas para células solares, defendida em 2021 no IQ-UNICAMP. A pesquisa premiada foi realizada no contexto do programa Portadores Densos de Energia, com orientação da Profa Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), pesquisadora e diretora do CINE, e coorientação do pesquisador do LNLS-CNPEM Hélio Tolentino.

lucia

A Profa Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora do programa Portadores Densos de Energia do CINE, passa a atuar como editora associada da revista Química Nova, editada pela Sociedade Brasileira de Química. Criada em 1978, a revista publica artigos com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, educação, divulgação de novos métodos ou técnicas e outros assuntos da área de Química.

ana flavia paper

CINE PESQUISA

Este artigo se insere na busca por melhorar a estabilidade de filmes de perovskitas e das células solares baseadas nesses materiais. Os autores elucidam os mecanismos de formação de perovskitas tratadas com dois cátions diferentes, e explicitam a influência disso no desempenho das células solares. O trabalho resultou de uma colaboração entre membros do programa Portadores Densos de Energia do CINE e pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA).

Prediction of Effective Photoelectron

CINE PESQUISA

Este estudo computacional pode oferecer novas orientações para estratégias de extração de portadores de carga – aspecto fundamental na operação de células solares e outros dispositivos de geração de energia. O artigo apresenta um mecanismo de separação de cargas em heteroestruturas semicondutoras formadas por dicalcogenetos de metais de transição. O trabalho foi realizado por pesquisadores do programa de Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE e colaboradores.

lucia paper.png

CINE REVIEWS

Este artigo aborda um material promissor para uso na divisão da molécula de água baseada na energia do Sol: o trióxido de tungstênio (WO3). Além de mostrarem as vantagens do material como fotoanodo de baixo custo, eficiente e estável, os autores, do programa Portadores Densos de Energia, revisaram a literatura científica recente em busca de estratégias que aumentem ainda mais a fotoeletroatividade dos filmes de WO3 para viabilizar o seu uso fora do laboratório.

Ab Initio Investigation of CH4 Dehydrogenation on

CINE PESQUISA

Este trabalho teórico realizado dentro do programa de Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE descreve a desidrogenação completa que ocorre com a molécula de metano ao interagir com um nanocluster de óxido de cério, bem como a formação, durante o processo, de moléculas de interesse na área de energia, como metanol e hidrogênio. O estudo mostra a possibilidade de se gerar novos compostos químicos a partir desse processo.

PtSbC electrocatalysts

CINE PESQUISA

Este paper de pesquisadores do programa Metano a Produtos do CINE e colaboradores aborda catalisadores baseados em platina e antimônio. Além de reportar a síntese e caracterização desses materiais, os autores investigam o seu uso na reação de oxidação do glicerol (composto obtido como resíduo na produção de biodiesel) e na consequente formação de outras substâncias de interesse industrial. Os autores utilizam uma célula a combustível como reator.

​​

CINE NOTÍCIAS

visitas HQ

O CINE recebeu duas visitas na sua sede administrativa, na UNICAMP, no mês de julho.
Nos dias 13 e 14, Diego Bagnis, diretor científico da Onnin (ex-CSEM), visitou laboratórios de pesquisa e se reuniu com a professora Ana Flavia Nogueira, diretora do CINE, e outros membros do programa Portadores Densos de Energia. A Onnin tem duas parcerias recentes com o CINE. Na primeira, que envolve também um laboratório da UFSC, o CINE contribuirá para o desenvolvimento de novas formulações de perovskitas adequadas às condições climáticas do Brasil. A segunda envolve também pesquisadores da UFRN e visa investigar o uso de grafeno e óxido de nióbio em células solares dentro de um projeto FINEP.
No dia 27, o presidente da Nissan Mercosul, Airton Cousseau, e outros representantes da fabricante de veículos foram recebidos pelos professores Hudson Zanin e Gustavo Doubek, membros do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE, e visitaram laboratórios de baterias, supercapacitores e células a combustível. O objetivo foi conhecer mais o programa de eletrificação dos transportes por etanol para redução de emissões de carbono que está sendo desenvolvido na UNICAMP com participação de membros do CINE.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

nagao talks

O Prof. Raphael Nagao, pesquisador do programa Portadores Densos de Energia do CINE, vai falar sobre o uso da eletroquímica para produzir moléculas que podem ser utilizadas como combustíveis sustentáveis. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

webinar thomas

O Prof. Thomas Anthopoulos (KAUST, Arábia Saudita) vai apresentar avanços recentes no desenvolvimento de células fotovoltaicas orgânicas que funcionam como estratégias para melhorar o desempenho desses promissores dispositivos de geração de energia limpa e renovável. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

post Renato Garcia de Freitas Sobrinho thumbnail

O Prof. Renato Garcia de Freitas Sobrinho (UFMT), pesquisador colaborador do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE, vai analizar diversos sistemas de conversão e armazenamento de energia usando ferramentas de modelagem computacional. Inscrição gratuita, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

cmsc ws

O programa Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do CINE realiza a nona edição do seu workshop de 29 de agosto a 2 de setembro na plataforma Zoom (sem transmissão nem gravação no YouTube). O evento abordará técnicas computacionais para o estudo de materiais e os resultados obtidos com elas na área de novas energias dentro do CMSC. As inscrições (gratuitas) estão abertas a todo público até 24 de agosto neste formulário e o programa completo pode ser consultado aqui.

EVENTOS CINE REALIZADOS

EVENTOS CINE REALIZADOS

Na primeira semana de agosto, 33 membros do CINE, a maioria estudantes de pós-graduação, participaram do curso de empreendedorismo organizado pela agência de inovação Inova UNICAMP em parceria com o CINE. Realizado no Parque Científico e Tecnológico da UNICAMP, o curso consistiu em apresentações sobre os conceitos de inovação e spinoff, modelo de negócios, apresentação do negócio a investidores, construção de equipes de sucesso, propriedade intelectual e recursos e legislação para a constituição de startups. Além disso, os participantes realizaram duas atividades práticas guiadas por mentores: modelagem de negócios usando a ferramenta Canvas e preparação e apresentação de pitches.

CINE EM EVENTOS

semana de quimica

A Profa. Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora do programa Portadores Densos de Energia, apresentou a palestra “Novos Materiais para a Produção de Hidrogênio Verde” no dia 6 de julho, de forma remota, no contexto da XI Semana de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís.

OPORTUNIDADES

Scientific Initiatio

O CINE tem duas vagas para alunos de graduação no Laboratório de Eletrocerâmicas do IPEN para atuar em projeto sobre sinterização de cerâmicas funcionais por técnicas não convencionais. Mais informações, no site.

NA MÍDIA

g1

No dia 19 de agosto saiu na Globo Play o programa “De cara com SP: os desafios da educação”, o qual contou com a participação do CINE. Laboratórios e pesquisadores do CINE podem ser vistos a partir do minuto 20:47. Veja o vídeo.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial