Edição nº 26 – 20/07/2022


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 26 – 20/07/2022

perovskite

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores trataram a superfície de filmes de perovskitas híbridas usando uma nova molécula, desenvolvida para essa finalidade, e conseguiram, dessa forma, melhorar o desempenho e a estabilidade de células solares baseadas nesses materiais.

ammonia

CINE PESQUISA

Pesquisa liderada por pesquisadora do CINE propõe um processo eficiente de produção de amônia, mais sustentável do que o atualmente utilizado. O método consiste na redução fotoeletroquímica do gás nitrogênio, usando a energia da luz do Sol e catalisadores de platina.

transition metal

CINE PESQUISA

Pesquisa teórica elucida as propriedades de sistemas ultrafinos formados por camadas bidimensionais de diferentes dicalcogenetos de metais de transição – estruturas promissoras para a coleta e conversão de energia solar, entre outras aplicações.

hematite

CINE PESQUISA

Artigo liderado por membro do CINE está entre os 10 mais baixados em 2021, dentre os publicados no ano anterior no International Journal of Ceramic Engineering & Science. O paper contribui para projetar nanocerâmicas de hematita, um dos materiais mais promissores para a divisão fotoeletroquímica de água, que sejam economicamente viáveis.

​​

alloys

CINE PESQUISA

Estudo computacional investigou a influência da presença de cromo em camadas bidimensionais compostas por ligas contendo esse elemento. O trabalho se insere na busca por ajustar as propriedades de materiais semicondutores bidimensionais, visando o seu uso em aplicações optoeletrônicas.

CINE COLABORAÇÕES

brasken

O CINE recebeu, no mês de junho, a visita de representantes do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e da Braskem (empresa do setor químico e petroquímico nascida no Brasil, que hoje tem 40 unidades industriais no Brasil, EUA, Alemanha e México). Os visitantes conheceram a sede administrativa do Centro e alguns laboratórios do CINE na UNICAMP, com o objetivo de explorar possibilidades de colaboração e parceria.

cost

Profa. Lucia Helena Mascaro, pesquisadora do programa Portadores Densos de Energia do CINE, participa de um projeto de pesquisa e networking científico que envolve cerca de 50 instituições da Europa, mais uma do Brasil e uma da China. Recém-aprovado pela Cooperação Europeia de Ciência e Tecnologia (COST), o projeto propõe a criação de um fórum de discussão sobre a produção de energia limpa e renovável usando materiais verdes e não tóxicos, particularmente, calcogenetos para energia fotovoltaica.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

conference

A próxima conferência científica do CINE será realizada em formato presencial nos dias 18 e 19 de outubro na cidade de Campinas (SP), no Vitória Hotel Concept. Em breve, mais informações no site e redes sociais do CINE.

talks mariana

Mariana Zanatta Inglez, doutora em Política Científica e Tecnológica, vai falar sobre os tipos de inovação e sobre o papel que os núcleos de inovação tecnológica das universidades desempenham no empreendedorismo e na inovação. Ela é gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da UNICAMP. Inscrição gratuita, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

webinar varcoe

O pesquisador da University of Surrey (Reino Unido) vai apresentar os avanços mais recentes no uso da técnica de enxerto de radiação para produzir membranas de intercâmbio aniônico, materiais que podem ser usados em células a combustível e outros sistemas de geração de energia. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

nagao talks

Prof. Raphael Nagao, pesquisador do programa Portadores Densos de Energia do CINE, vai falar sobre o uso da eletroquímica para produzir moléculas que podem ser utilizadas como combustíveis sustentáveis. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

cmsc ws

O programa Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do CINE realiza a nona edição do seu workshop de 29 de agosto a 2 de setembro na plataforma Zoom (sem transmissão nem gravação no YouTube). O evento abordará técnicas computacionais para o estudo de materiais e os resultados obtidos com elas na área de novas energias dentro do CMSC. As inscrições (gratuitas) estão abertas a todo público até 24 de agosto neste formulário e as vagas são limitadas.

EVENTOS CINE REALIZADOS

wsdec

A nona edição do workshop do programa Portadores Densos de Energia do CINE foi realizada em formato presencial nos dias 22 e 23 de junho na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, em Campinas (SP). O evento contou com 69 participantes. Em oito apresentações orais e 29 pôsteres, membros do programa mostraram os resultados da pesquisa realizada ao longo de quatro anos de atividades no CINE. Além disso, dois pesquisadores convidados proferiram as suas palestras: Cauê Ribeiro (Embrapa, Brasil) e Joaquín Puigdollers Gonzalez (Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha).

CINE EM EVENTOS

energia acessível

Profa. Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora no programa Portadores Densos de Energia do CINE, participou de uma mesa redonda sobre energia acessível e limpa realizada dentro do “Projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”. A gravação do painel está disponível no YouTube da FDRP-USP.

66ceramica

Prof. Flavio Leandro de Souza (UFABC), membro do programa Portadores Densos de Energia do CINE, foi um dos palestrantes do 65o – 66o Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado de 6 a 9 de junho em Águas de Lindóia (SP). O pesquisador falou sobre nanocerâmicas fotoativas que podem ser usadas para promover a divisão da molécula de água usando a energia do Sol.

ESCAPE32

Jean Felipe Leal Silva, doutorando na UNICAMP, apresentou em sessão oral um trabalho realizado dentro do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE no ESCAPE 32. Dedicado ao uso de simulações computacionais na Engenharia, o evento foi realizado de 12 a 15 de junho em Toulouse (França). O estudante apresentou uma solução para acelerar o transporte de oxigênio em baterias de Li-O2 e, dessa forma, aumentar a sua potência.

45rasbq

Estudantes de todos os níveis de formação e pesquisadores do programa Portadores Densos de Energia do CINE apresentaram seus resultados de pesquisa em sessões orais e de pôster na 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Maceió (AL) de 31 de maio a 3 de junho deste ano.

OPORTUNIDADES

Masters & Doctorate

O CINE tem bolsas para fazer mestrado e doutorado dentro de um projeto da área de dispositivos fotovoltaicos a ser realizado no Instituto de Química da UNICAMP em cooperação com a UFSC. Inscrições até 15 de agosto. Mais informações, no site.

SITE

artigos

Confira a produção científica do CINE e de cada um dos seus programas de pesquisa na página de publicações do nosso site, que foi recentemente reorganizada para facilitar e melhorar a sua atualização mensal. Veja aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial