Edição nº 25 – 22/06/2022


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 25 – 22/06/2022

litio e carbono

CINE PESQUISA

Um estudo teórico – experimental realizado no CINE mostrou que a adição de um cristal líquido iônico a um solvente amplamente usado como eletrólito de baterias de lítio-metal torna o composto mais estável quimicamente, além de melhorar a sua condutividade iônica. O trabalho foi possível pela colaboração de equipes dos programas de Ciência Computacional de Materiais e Química e de Armazenamento Avançado de Energia.

capa

CINE REVIEWS

Trabalho liderado por pesquisadores do CINE e do RCGI avança o conhecimento sobre técnicas capazes de elucidar a reação de redução de dióxido de carbono – processo que transforma esse gás do efeito estufa em compostos de utilidade industrial e alto valor agregado. Em artigo de revisão, os autores abordam o desenvolvimento de células eletroquímicas integradas a espectrômetros de massas e as adaptações realizadas para poder estudar essa reação nas suas particularidades.

​​

CINE NOTÍCIAS

ana

Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e coordenadora do programa Portadores Densos de Energia, esteve de 16 a 20 de maio no Institut Català de Nanociència i Nanotecnologia (ICN2), nos arredores de Barcelona, para desenvolver uma colaboração com a cientista Monica Lira-Cantu, especialista em estabilidade de células solares de perovskita. A diretora do CINE fez uma apresentação sobre experimentos in situ para investigação de perovskitas e visitou laboratórios do instituto, além de um sistema para medidas e testes de estabilidade montado ao ar livre.

CINE MEMBROS

pessoal

Membros do programa Armazenamento Avançado de Energia (AES) do CINE estiveram entre os vencedores do 15º Prêmio Inventores UNICAMP, outorgado pela Agência de Inovação Inova UNICAMP, na categoria “propriedade intelectual licenciada”. O prêmio para os membros do CINE destacou o licenciamento à Shell de uma patente sobre baterias de lítio-oxigênio cujo eletrólito é aditivado com um composto da família dos cristais líquidos iônicos. A invenção foi desenvolvida na UNICAMP, no contexto do CINE. Foram homenageados o Prof. Gustavo Doubek (pesquisador principal da AES), o Prof. Rubens Maciel Filho (coordenador do programa), a pesquisadora colaboradora Chayane Gonçalves Anchieta, a pós-doutoranda Thayane Carpanedo de Morais Nepel e a mestranda Letícia Maria Sampaio Barros.

amoxicilin

CINE PESQUISA

Artigo de pesquisadores do programa Portadores Densos de Energia do CINE e colaboradores discute o desenvolvimento de um fotorreator para descontaminação de água formado por eletrodos conectados a uma célula solar. A principal inovação é o eletrodo fotoativo que produz H2O2 a partir da redução de O2. O trabalho envolve o aproveitamento e a conversão de energia solar em uma aplicação ambiental e pode inspirar o desenvolvimento de sistemas sustentáveis para remediação in loco de efluentes.

formulas

CINE PESQUISA

Pesquisa do programa Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE identificou calcogenetos bidimensionais estáveis baseados em cobre e prata, analisou as suas propriedades eletrônicas e as relacionou com a sua composição e estrutura. O estudo contribui para a busca por novas monocamadas estáveis de calcogenetos – materiais considerados muito promissores para aplicação em dispositivos fotovoltaicos.

h2o

CINE REVIEW

Este artigo de revisão com participação de membros do CINE aborda sistemas fotoeletroquímicos usados para tratamento de águas contaminadas por compostos farmacêuticos. Esses sistemas também podem ser usados para geração de energia quando utilizados com eletrodos direcionadores de elétrons. O review destaca os principais materiais semicondutores utilizados em processos de fotoeletrocatálise para degradar fármacos contaminantes.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

conference

Reserve estas datas para a Conferência do CINE!
Em breve, mais informações no site e redes sociais do CINE.

webinar caue

O pesquisador sênior da EMBRAPA Caue Ribeiro de Oliveira vai falar sobre o desenvolvimento de materiais fotocatalíticos, os quais promovem reações a partir da luz do Sol, para uma agricultura mais sustentável. Inscrições gratuitas, aqui. Lembrete, no YouTube do CINE.

talks mariana

Mariana Zanatta Inglez, doutora em Política Científica e Tecnológica, vai falar sobre os tipos de inovação e sobre o papel que os núcleos de inovação tecnológica das universidades desempenham no empreendedorismo e na inovação. Ela é gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da UNICAMP. Inscrição gratuita, aqui. Lembrete no YouTube, aqui.

cmsc

O programa Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do CINE realiza a nona edição do seu workshop de 29 de agosto a 2 de setembro na plataforma Zoom (sem transmissão nem gravação no YouTube). O evento abordará técnicas computacionais para o estudo de materiais e os resultados obtidos com elas na área de novas energias dentro do CMSC. As inscrições (gratuitas) estão abertas a todo público até 20 de julho neste formulário.

CINE EM EVENTOS

h2 plenieres

O coordenador do programa Metano a Produtos do CINE, Fabio Coral Fonseca (IPEN) proferiu uma palestra sobre novas energias e hidrogênio limpo no Brasil na segunda reunião da Fédération Hydrogène (FRH2), dentro da sessão de plenárias internacionais. O evento foi realizado de 30 de maio a 3 de junho em Aussois (França).

h2

Fabio Fonseca também participou, no dia 28 de abril, de um painel no “Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol“. Ele falou sobre células a combustível de óxido sólido (SOFC em inglês), as quais permitem, por exemplo, usar etanol para gerar hidrogênio e, a partir dele, eletricidade – tudo no mesmo dispositivo.

seminario

Profa. Claudia Longo (UNICAMP), pesquisadora do programa Portadores Densos de Energia do CINE, apresentou um webinário sobre fotoeletrodos para conversão de energia solar no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João Del Rei. A gravação está disponível no YouTube do programa.

SITE

Pesquisadores

Conheça a grande equipe de pesquisa do CINE: desde os bolsistas de iniciação científica até os investigadores principais dos quatro programas de pesquisa do Centro. Veja aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial