Edição nº 23 – 25/04/2022


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 23 – 25/04/2022

Imagem9

CINE PESQUISA

Estudo baseado em simulações de dinâmica molecular avaliou o desempenho de supercapacitores com eletrólitos de líquidos iônicos, os quais são promissores devido à estabilidade química desses compostos. Realizado dentro do programa de ciência computacional do CINE , o trabalho concluiu que a densidade energética desses dispositivos pode se aproximar à das baterias de íons de lítio.

Imagem5

CINE PESQUISA

Artigo de pesquisadores do CINE e colaboradores reporta um estudo abrangente sobre supercapacitores com eletrólitos de água em sal, os quais permitem a operação desses dispositivos a baixas temperaturas. Pesquisa usou técnicas in situ e operando para investigar os efeitos da diminuição de temperatura nas propriedades do eletrólito.

560 ajay

CINE NOTÍCIAS

Uma comitiva da Shell, que incluiu o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia, Ajay Mehta, visitou a sede administrativa e laboratórios do CINE na UNICAMP e participou de uma apresentação sobre os resultados conseguidos em três anos e meio de existência do Centro.

CINE MEMBROS

magda_260

Profa. Magda Titirici (Imperial College London) passou a integrar o Conselho Consultivo Internacional do CINE. Esta destacada cientista lidera um grupo de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de materiais sustentáveis à base de carbono para aplicações em energias renováveis. Saiba mais.

calcopiritas

CINE PESQUISA

Pesquisadores do programa Portadores Densos de Energia do CINE e colaboradores conseguiram preparar filmes de um material baseado em calcopiritas ternárias usando um método simples e rápido. A equipe usou os filmes como fotoeletrodos na redução de dióxido de carbono para obter metanol e outros álcoois.

Imagem1

CINE REVIEWS

Artigo de revisão de membros do programa Metano a Produtos do CINE aborda a geração simultânea de energia elétrica e compostos químicos de uso industrial por meio da oxidação parcial de metano realizada em células a combustível.

Imagem2

CINE PESQUISA

Artigo apresenta um modelo de aprendizado de máquina que funciona tanto para o design de novas moléculas com propriedades desejadas quanto para a predição de propriedades moleculares. O estudo teve participação de pesquisadores do programa Ciência Computacional de Materiais e Química do CINE.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

cine webinar

O CINE Webinar de abril será proferido pelo Prof. Sam Stranks, um premiado jovem cientista e empreendedor. Ele é líder de um grupo de pesquisa na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e cofundador de uma startup de painéis solares de perovskita e de uma organização sem fins lucrativos que produz material escolar sobre as mudanças climáticas. Transmissão ao vivo e gravação, no YouTube do CINE.

cine talks

No CINE Talk de abril, a pós-doutoranda Thayane C. M. Nepel, do programa de Armazenamento Avançado de Energia, falará sobre os desafios envolvidos na escolha do eletrólito em baterias de lítio-ar, uma decisão que afeta a segurança, desempenho e vida útil do dispositivo. Transmissão ao vivo e gravação, no YouTube do CINE.

Imagem4

O 5º Workshop do programa Metano a Produtos (M2P) do CINE vai abordar os resultados conseguidos pelo M2P na área de Eletroquímica aplicada à conversão de metano, além de trazer palestras convidadas sobre tópicos de ponta. Será realizado nos dias 9 e 10 de maio em formato híbrido: presencial no IPEN com transmissão no Zoom e no YouTube. O workshop é aberto ao público em geral. Inscrições gratuitas, no site do evento.

CLIPAGEM

na midia

Nosso clipping de mídia tem mais de 60 matérias sobre trabalhos do CINE publicadas em veículos de divulgação científica, mídias segmentadas e jornais regionais. Veja aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial