Edição nº 22 – 17/03/2022


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 22 – 17/03/2022

Imagem3

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE apresentam um material promissor para a geração de hidrogênio verde em grande escala. Desenvolvido com matérias-primas abundantes e não tóxicas e processos de baixo custo e escaláveis, o material teve um desempenho muito bom como cátodo de uma célula fotoeletroquímica. O artigo foi destacado na capa frontal da revista.

Imagem1

CINE REVIEWS

Artigo de pesquisadores do CINE aborda o desenvolvimento de reatores eletroquímicos de estado sólido para produzir hidrocarbonetos através da conversão do metano. Os autores apontam caminhos para que essa tecnologia continue evoluindo e possa cumprir um papel importante na redução de emissões de carbono na indústria química.

Imagem6

CINE PESQUISA

Estudo realizado por membros do programa de Ciência Computacional do CINE traz uma contribuição ao desenvolvimento de catalisadores de cobre para a conversão de dióxido de carbono em produtos de valor industrial por meio de reações eletroquímicas. O trabalho mostra estratégias que podem tornar esses catalisadores mais seletivos e mais ativos.

Imagem4

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE usaram uma célula a combustível com eletrólito polimérico e eletrocatalisador de cobre e carbono para converter dióxido de carbono em produtos de valor agregado. Os autores puderam mapear a formação de produtos a partir da redução eletroquímica de CO2 em diferentes valores de potenciais.

Imagem5

CINE PESQUISA

Trabalho de equipe do CINE investiga aspectos da preparação de eletrocatalisadores de sulfeto de molibdênio para torná-los mais econômicos e eficientes na geração de hidrogênio por water splitting. Com autoria de quatro pesquisadoras, o artigo faz parte de uma edição especial de Mulheres na Eletroquímica.

560

CINE REVIEWS

Artigo de revisão de membros do CINE e colaboradores avalia a implementação de uma plataforma de rastreamento de baterias baseada na tecnologia blockchain. Essa ferramenta, que está sendo desenvolvida pelos autores do review, traria mais segurança à produção, uso, reuso, reciclagem e descarte de baterias – dispositivos cada vez mais demandados em função da expansão dos veículos elétricos.

CINE MEMBROS

ana flavia

Profa. Ana Flavia Nogueira, diretora e pesquisadora do CINE, lidera na UNICAMP um projeto do Imperial College London dedicado a promover a igualdade de gênero na ciência em instituições brasileiras. Saiba mais.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

Imagem7

CINE EM EVENTOS

14th Pacific Rim Conference on Ceramic and Glass Technology (PACRIM 14). 13 a 16 de dezembro de 2021. Online. Organizado por The American Ceramic Society. Site do evento.

pacrim

Reginaldo Muccillo (IPEN), pesquisador principal no programa Metano a Produtos do CINE, foi palestrante convidado no simpósio sobre tecnologias “verdes” de fabricação e processamento, onde falou sobre avanços na sinterização de condutores iônicos por meio de processos que consomem menos energia do que os convencionais.

Seminários do Centre for Processable Electronics (CPE Seminar). Londres (Reino Unido). 9 de fevereiro de 2022. Site do CPE.

imperial college

Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP) proferiu um seminário no CPE do Imperial College London sobre experimentos in situ com luz síncrotron para estudo de perovskitas.

CINE EVENTOS REALIZADOS

cmsc ws

O workshop do programa de Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do CINE aconteceu online de 14 a 18 de fevereiro com um público de 60 a 70 pessoas entre membros do CINE e outros pesquisadores do Brasil e do exterior. O evento trouxe discussão científica, novas colaborações e, para os mais jovens, experiência de apresentação em língua inglesa.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

podcast

No episódio final do podcast do CINE, líderes do Centro refletem um pouco sobre o papel de governos, empresas e consumidores na mudança para um mundo mais sustentável. Escute aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial