Edição nº 21 – 15/02/2022


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 21 – 15/02/2022

papers elton

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores elucidaram aspectos fundamentais de reações eletroquímicas usadas para gerar eletricidade, hidrogênio e matérias-primas a partir de glicerol e metanol (duas moléculas que podem ser obtidas da biomassa). Trabalho utilizou técnicas in situ que vêm sendo aprimoradas do CINE e foi reportado em dois artigos científicos.

book lucia

CINE BOOK CHAPTERS

Capítulo de livro open access sobre filmes finos, assinado por pesquisadores do CINE, reúne os avanços em métodos simples e de baixo custo para produzir filmes finos de calcogenetos. Além de apresentarem boa absorção de luz, esses materiais podem ser processados a partir de solução, o que os torna promissores para uso em células solares.

paper cmsc

CINE PESQUISA

Trabalho baseado na Teoria do Funcional da Densidade, realizado por membros do CINE, estudou nanoflocos de dissulfeto de tungstênio para a conversão de dióxido de carbono em novos produtos. Os resultados mostraram que a adição de átomos de ferro e outros metais pode ser uma boa estratégia para melhorar a atividade catalítica desse material bidimensional.

paper hematita

CINE PESQUISA

Paper com participação de pesquisador do CINE discute a importância de se controlar a localização de dopantes em fotoanodos de hematita. Trabalho se insere na busca por tecnologias que permitam gerar hidrogênio limpo de forma eficiente e barata a partir de água e luz solar.

CINE MEMBROS

ana flavia

Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e pesquisadora no programa Portadores Densos de Energia, é agora editora associada de dois importantes periódicos da Royal Society of Chemistry: Materials Advances e Journal of Materials Chemistry C. Além disso, ela passou a formar parte do Conselho Deliberativo da SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais), tendo sido a pessoa mais votada na eleição.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

cine talks

CINE Talks 2022

No ciclo 2022 do programa CINE Talks, oito membros do CINE vão falar sobre seus temas de pesquisa, além de responder perguntas e discutir com o público. Os assuntos dos talks serão anunciados oportunamente em todos os canais do Centro.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

podcast

Os dois últimos episódios do nosso podcast abordam o universo das técnicas computacionais de pesquisa e a sua aplicação no contexto do CINE no desenvolvimento de materiais e processos para a transição energética. Escute aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial