Edição nº 17 – 13/10/2021


cabeçalho newsletter

Edição nº 17 – 13/10/2021

machine learning

CINE PESQUISA

Uma equipe do CINE investigou erros que ocorrem em modelos de aprendizado de máquina criados para predizer propriedades físico-químicas de um grupo de materiais – assunto de grande interesse na área de novas energias. Os resultados permitem tornar as predições mais precisas.

review

CINE REVIEWS

Artigo com grande participação de pesquisadores do CINE revisa e discute o conhecimento gerado até o momento sobre perovskitas bidimensionais de haletos metálicos, materiais que despontam como promissores para as células solares do futuro. Os autores também apontam caminhos para o desenvolvimento dessa tecnologia. Review foi destacado na capa do periódico.

perovskitas

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE usaram métodos computacionais para estudar perovskitas inorgânicas sem chumbo. Eles propuseram uma forma de fazer uma descrição mais realista do sistema nas simulações e mostraram como as distorções na estrutura octaédrica desses materiais afetam as suas propriedades optoeletrônicas. O trabalho também mostrou que essas perovskitas não são atrativas para uso em células solares.

CINE MEMBROS

rapahel moral

O doutorando Raphael F. Moral (UNICAMP), membro do programa Portadores Densos de Energia, recebeu um dos prêmios para estudantes do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM no dia 3 de setembro deste ano. O trabalho dele (Influence of the Vibrational Modes from the Organic Moieties in 2D Lead Halides on Excitonic Recombination and Phase Transition) foi selecionado como a melhor apresentação oral do simpósio M, dedicado a nanoestruturas baseadas em perovskitas.

EVENTOS CINE REALIZADOS

cine conference

A segunda edição da CINE Conference iniciou com apresentações dos patrocinadores fundadores (FAPESP e Shell) e de lideranças do Centro. O eixo do evento foram as apresentações dos coordenadores e alguns pesquisadores dos quatro programas do CINE sobre os principais avanços científicos alcançados, sempre seguidas de discussões científicas envolvendo o público. Os participantes também puderam assistir a inspiradoras palestras dos cientistas Osvaldo N. de Oliveira Jr. (Brasil), Prashant V. Kamat (EUA) e Fábio Ribeiro (EUA), além da apresentação das atividades de educação e difusão do CINE e do case de uma empresa brasileira que atua no mercado mundial de hidrogênio. Entre 150 e 260 pessoas participaram de cada uma das sessões, realizadas nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

webinar yana

Inscrição (gratuita) neste formulário até 20 de outubro.

talk flavio

Inscrição (gratuita) neste formulário até 13 de outubro.

CINE EM EVENTOS

logo 2021_260

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM. 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais + congresso bienal de materiais eletrônicos da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais. Site do evento.

A professora Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e coordenadora do programa Portadores Densos de Energia, apresentou uma palestra convidada sobre perovskitas de haletos metálicos no simpósio I, dedicado a materiais híbridos e nanocompósitos multifuncionais.

O professor Daniel Zanetti de Florio (UFABC), pesquisador no programa Metano a Produtos, foi coorganizador da décima segunda edição do simpósio brasileiro de eletrocerâmicas, realizada dentro do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

podcast

Novos Ares é o podcast que fala sobre as pesquisas do CINE e a sua contribuição para a transição energética e para uma economia mais sustentável. O primeiro episódio, que está disponível, apresenta o Centro e comenta os desafios globais que motivaram a sua criação em 2018. Escute aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial