Edição nº 16 – 13/09/2021


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 16 – 13/09/2021

cine conference

CINE CONFERENCE

Participe da 2ª edição da conferência do CINE!

O evento vai proporcionar uma visão abrangente das atividades e resultados de pesquisas do CINE, e seu papel no desenvolvimento de novas tecnologias para a atual transição energética. A conferência é aberta a todo público.

destaque doubek_560

CINE PESQUISA

Trabalho de pesquisadores do CINE e colaboradores dá um novo passo no desenvolvimento de baterias de lítio-oxigênio mais eficientes e duráveis. Os autores otimizaram um método de obtenção de materiais do grupo dos espinélios, capazes de catalisar reações essenciais ao funcionamento dessas baterias.

chamada cmsc_560

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores avançaram o entendimento de heteroestruturas (sistemas formados por camadas empilhadas de materiais bidimensionais). Usando ferramentas teóricas, eles estudaram a interação entre camadas e seu impacto nas propriedades eletrônicas, em heteroestruturas de dicalcogenetos de metais de transição – sistemas promissores para desenvolver novos dispositivos fotovoltaicos. Os resultados ajudam a planejar heteroestruturas que gerem dispositivos otimizados.

iab meeting_560

GOVERNANÇA CINE

Uma reunião de líderes do CINE com os membros do International Advisory Board (IAB) foi realizada em 16 de agosto. A discussão ficou em torno dos avanços do CINE até o momento e do direcionamento para os próximos anos, considerando cada um dos programas de pesquisa do Centro.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

talk quiles_560

CINE Talk
Título:
Machine Learning as a new tool in chemical sciences.
Palestrante: Prof Dr Marcos Gonçalves Quiles (UNIFESP).
Quando: 17 de setembro às 10h00.

Onde: no YouTube do CINE.
Inscrição (gratuita): neste formulário (até 15 de setembro).

CINE EM EVENTOS

XXIX MRS International Materials Research Congress. 15 a 20 de agosto de 2021. Congresso da Materials Research Society (MRS) e da Sociedad Mexicana de Materiales (SMMater). Site do evento

evento ana_260

A professora Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e pesquisadora no Programa Portadores Densos de Energia, deu uma apresentação oral sobre o uso de experimentos in situ baseados em radiação síncrotron para estudar perovskitas halogenadas.

Inovações em Energias Renováveis. 26 e 27 de agosto de 2021. Evento organizado pela Câmara Brasil – Alemanha, Fraunhofer, Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, GIZ e VDI. Site do evento.

evento fabio_260

Fábio Coral Fonseca (IPEN), coordenador do Programa Metano a Produtos do CINE, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre as pesquisas do Centro.

II Encontro Virtual de Materiais e Ciência (e-Mat&Sci2). 09 e 10 de novembro de 2021. Evento organizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Site do evento.

evento lucia_260

A Profa Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora no CINE, é organizadora do evento, que aceita trabalhos para apresentação em vários tópicos da pesquisa em materiais, inclusive energia, catálise e teoria computacional.

FOLDER E LOGOMARCA

folder_260

O folder institucional do CINE está disponível no site do Centro. Na mesma página, é possível fazer download da logomarca do CINE em diferentes formatos. Veja aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.

 


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial