Edição nº 15 – 13/08/2021


 

cabeçalho newsletter

Edição nº 15 – 13/08/2021

img 4

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores realizaram um completo estudo de um material semicondutor pouco investigado até o momento, visando a utilizá-lo como catodo para a conversão fotoeletroquímica de dióxido de carbono em compostos de valor comercial. O material é baseado em elementos abundantes e foi sintetizado por meio de um método simples.

hidrogenio

CINE REVIEWS

Artigo de revisão escrito por membros do CINE discute as diversas formas de produção do hidrogênio, que é considerado um importante combustível do futuro. Os autores analisam o impacto ambiental da produção de hidrogênio considerando a matéria-prima, fonte de energia e catalisadores utilizados em cada processo. O artigo apresenta previsões do mercado de hidrogênio e traz boas notícias: o processo mais limpo será mais barato do que o mais poluente em 2050.

rgo perovskite

CINE PESQUISA

Pesquisadores do CINE e colaboradores estudaram a adição de diferentes proporções de óxido de grafeno reduzido (RGO) a perovskitas de haletos mistos. Usando a técnica GIWAXS no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, os cientistas puderam compreender a influência do RGO nos mecanismos de formação dos filmes. O derivado do grafeno retardou a cristalização da perovskita, gerando um material com uma morfologia diferenciada, que aumentou a estabilidade das células solares.

computacional

CINE PESQUISA

Equipe do CINE apresenta um método computacional que viabiliza o estudo de aglomerados de átomos com mais de um elemento, cujos efeitos quânticos podem gerar propriedades únicas para aplicações na área de novas energias. O método combina cálculos da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), que descrevem bem esses aglomerados mas consomem muito tempo e custo computacional, com Aprendizado de Máquina, que permite escolher as combinações de átomos mais promissoras para que sejam investigadas por DFT.

NOVOS PROJETOS CINE

ROTA 2030

O Programa “Armazenamento Avançado de Energia” (AES) do CINE anuncia a aprovação de um projeto no Programa FINEP 2030. Os pesquisadores do AES vão desenvolver células a combustível e dois tipos de baterias para veículos elétricos a etanol. O projeto conta com apoio de empresas do ramo automotivo.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

cine conference

O CINE tem o prazer de convidá-los para a 2ª edição de sua conferência, que acontecerá online de 6 a 8 de outubro de 2021. Este evento proporcionará aos participantes uma visão abrangente das atividades e resultados de pesquisas do CINE, e seu papel no desenvolvimento de novas tecnologias para a atual transição energética. Os participantes terão a oportunidade de assistir e discutir breves apresentações de membros, fundadores e parceiros do CINE, abordando algumas das necessidades mais urgentes para a proteção do meio ambiente global. Esta é uma conferência online gratuita, aberta a todos os públicos. Em breve, mais informações serão disponibilizadas nos canais do CINE.

talk muccillo_news

CINE Talk
Título:
Ceramic Membranes – CO2 Capture.
Palestrante: Prof Dr Reginaldo Muccillo (IPEN).
Quando: 20 de agosto às 10h00.

Onde: no YouTube do CINE.
Inscrição (gratuita): neste formulário (até 18 de agosto).

EVENTOS CINE REALIZADOS

VII CINE-CMSC Workshop: Fundamentals of Computational Materials Science and Machine Learning Applications. 2 a 6 de agosto de 2021. Evento online.

workshop cmsc

A 7ª edição do workshop do Programa “Ciência Computacional de Materiais e Química” (CMSC) do CINE reuniu cerca de 60 pessoas do Brasil, Argélia, Bangladesh, Colômbia e Índia.
Ao longo de 5 dias, houve 30 apresentações de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação mostrando, principalmente, os resultados obtidos nos primeiros 3 anos de atuação do CMSC. O evento propiciou discussões científicas entre todos os membros do CMSC, gerando novas oportunidades de colaboração e de consolidação de projetos em andamento.

Workshop sobre podcasts: Aprenda a gravar, editar e publicar podcasts. 20 e 21 de julho de 2021. Evento online.

soupods

Este evento, promovido pelo setor de difusão e educação do CINE (EDK) trouxe para os membros do CINE uma sensibilização ao poder do áudio, uma introdução às possibilidades que os podcasts oferecem, dicas de equipamentos e programas para todas as etapas de produção de podcasts e um treinamento sobre como utilizá-los.
O workshop foi ministrado por Eliane Leme, fundadora da produtora de podcasts Soupods e jornalista com ampla carreira em rádio e televisão.

CINE EM EVENTOS

Solar Power Tech (SPTech). 5 a 8 de julho de 2021. Online. Evento organizado por pesquisadores da Universidade do Porto e empresas. Site do evento

invited ana

A professora Ana Flavia Nogueira (UNICAMP), diretora do CINE e pesquisadora no Programa “Portadores Densos de Energia”, apresentou no evento uma palestra convidada sobre o diferencial de experimentos in situ no estudo de materiais baseados em perovskitas. Ela foi a única pessoa de uma instituição da América Latina entre dezenas de palestrantes convidados.

CINE NA MÍDIA

eptv

O Jornal da EPTV de São Carlos e Araraquara veiculou uma matéria sobre o spin coater artesanal de baixo custo desenvolvido por membros do CINE. A reportagem pode ser vista aqui.

CANAIS CINE

linktree

O CINE tem agora uma página no Linktree, que agrupa todos os links do Centro (redes sociais e site). Conheça e use o Linktree do CINE.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Descadastre-se caso não queira receber mais newsletters do CINE.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial