Edição nº 13 – 11/06/2021


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 13 – 11/06/2021

supercapacitores

PESQUISA

Artigo destacado em capa da Nanoscale elucida como ocorre o armazenamento de energia em supercapacitores eletroquímicos. Os autores analisaram por espectroscopia Raman as interações entre um eletrodo de nanomaterial de carbono com óxido de níquel, e um eletrólito aquoso. O estudo foi realizado por pesquisadores do Programa de Armazenamento Avançado de Energia do CINE e colaboradores.

blade coating 560

P&D

Pesquisadores do CINE e colaboradores desenvolveram uma rota de produção de células solares de perovskita, baseada em uma técnica escalável que foi modificada para poder produzir as camadas das células solares com a qualidade necessária. O processo final resultou amplamente compatível com o ambiente industrial. Artigo sobre este desenvolvimento foi destacado em capa de periódico cientifico.

electrolise

PESQUISA

Na eletrólise da água, usada para obter hidrogênio, uma significativa mudança de pH ocorre na região próxima ao eletrodo. Quando a reação é realizada em nível industrial, essa variação gera um consumo extra de energia elétrica para completar o processo. Pesquisadores do CINE usaram métodos computacionais para simular as condições que permitiriam mitigar essa variação e seu impacto ambiental e econômico.

computacional

PESQUISA

Equipe do CINE usou métodos computacionais para estudar diversos aspectos de 25 líquidos iônicos – compostos promissores para uso em eletrólitos de baterias de alto desempenho. Os resultados devem ajudar a desenvolver novos eletrólitos de líquidos iônicos e a otimizar os existentes.

paper arnaldo

PESQUISA

Estudo com participação de pesquisador do CINE combinou pela primeira vez duas técnicas de análise para investigar, na escala molecular, as propriedades da superfície de soluções de água e etanol. O trabalho contribui para a compreensão do efeito de aerossóis de água e álcoois nas mudanças climáticas, desde que a composição superficial dessas misturas, que formam nuvens na atmosfera, impacta a sua capacidade de refletir a luz solar.

CINE MEMBROS

almir

Almir Oliveira Neto, pesquisador titular do IPEN e pesquisador no Programa “Metano a Produtos” do CINE, recebeu menção honrosa do Prêmio Pesquisador do Ano de 2020 do IPEN. Distanção foi outorgada pela sua “dedicação e trabalho desenvolvido em prol da missão institucional de buscar incessantemente a melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

webinar nigel

CINE Webinar
Título:
Innovation in electrochemical technologies for the low carbon energy transition.

Palestrante: Prof Nigel Brandon (Imperial College London, Reino Unido).
Quando? HOJE, 11 de junho de 2021 às 11h (horário de Brasília).
Onde? No YouTube e Facebook do CINE.

Resumo da palestra e mini CV do palestrante, aqui.

talk lucia

CINE Talk
O primeiro webinário do ciclo será realizado em 25 de junho às 10h00. A Profa Lucia Helena Mascaro (UFSCar), pesquisadora no programa de Portadores Densos de Energia do CINE, falará sobre eletrodeposição, uma técnica simples e de baixo custo para obtenção de fimes de espessuras variadas. A palestra incluirá resultados de eletrodeposição de materiais para aplicações em foto e eletrocatálise. Inscrições (gratuitas), neste formulário.

CINE EM EVENTOS

239th ECS Meeting. 30 de maio a 3 de junho de 2021. Online. Evento bianual de The Electrochemical Society. Site do evento.

ecs meeting

Membros do CINE participaram deste tradicional evento internacional de Eletroquímica. O Prof Raphael Nagao (UNICAMP) foi organizador principal do simpósio sobre sistemas eletroquímicos dinâmicos e complexos. Igor Messias, Maria Rodrigues Pinto e Caio Guilherme Pereira dos Santos, que fazem doutorado sob orientação de Nagao, apresentaram em sessões orais seus trabalhos sobre instrumentação para o estudo da redução de CO2, e catalisadores para essa reação e para a quebra da molécula de água.

CANAIS

novo site

Foi lançado no final de maio o novo site do CINE. Na sua versão de lançamento, o portal traz, como principais novidades, conteúdo bilíngue (português e inglês), layout renovado, identidade visual do CINE repaginada, novas funcionalidades e mais informações e notícias. Explore o site.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Descadastre-se caso não queira receber mais newsletters do CINE.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial