Edição nº 12 – 10/05/2021


 

 

newsletter-cabeçalho-560

Edição nº 12 – 10/05/2021

tdm 560

PESQUISA

Artigo apresenta uma seleção dos metais de transição dicalcogenados bidimensionais mais promissores para uso em células solares de alto desempenho.

Usando métodos computacionais, os autores do paper, membros do CINE, fizeram uma triagem entre dezenas de materiais. Os resultados deste estudo devem servir como base para o desenvolvimento experimental de células solares baseadas em materiais bidimensionais. O artigo foi publicado na ACS Applied Energy Materials. Saiba mais.

review pablo

REVIEW

Artigo de revisão aborda técnica para visualização in situ de nanomateriais, e suas aplicações no estudo de sistemas eletroquímicos, amplamente usados na área de novas energias. Trata-se da técnica de Bragg Coherent Diffraction Imaging (BCDI), introduzida em 2006 e ainda pouco difundida. Usando raios X de fontes de luz síncrotron, ela fornece imagens 3D de nanomateriais. Em breve, estará disponível no Sirius, o novo laboratório síncrotron brasileiro. O artigo, cujos autores principais são membros do CINE, foi publicado em 1 de abril na ACS Nano e já conta com mais de 1.100 visualizações. Veja o review: https://doi.org/10.1021/acsnano.1c01080.

paper lucia_PD PT

PESQUISA

Paper do CINE compara resultados de eletrodeposição e fotoeletrodeposição na síntese de catalisadores formados por um semicondutor e nanopartículas de platina, usados para acelerar reações fotoquímicas. Trabalho mostra que o segundo processo, que se vale do auxílio da luz, consegue produzir, em tempos menores, um material mais estável frente à luz, com melhor distribuição das nanopartículas na superfície do semicondutor e com melhor desempenho como fotocatalisador. Acesse o artigo na Electrochimica Acta https://doi.org/10.1016/j.electacta.2021.138290.

review ana

REVIEW

Artigo de revisão com ampla participação de membros do CINE trata sobre o uso de diversas estruturas baseadas em grafeno em eletrodos de células fotoeletroquímicas usadas para produzir hidrogênio por meio da divisão de molécula de água. O review, publicado no RSC Advances, aborda os avanços recentes, desafios e oportunidades nesse tópico de pesquisa recente. Veja o review: https://doi.org/10.1039/D0RA10176A.

spin coater

NOTA TÉCNICA

Publicação de membros do CINE descreve a fabricação de um spin coater artesanal, de baixo custo e baseado em resíduos eletrônicos. Em testes, o equipamento gerou filmes finos com características semelhantes aos obtidos por um equipamento adquirido no mercado. Veja a nota na Química Nova: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170754.

CINE MEMBROS

prof rubens

O professor Rubens Maciel Filho (UNICAMP), pesquisador do CINE, participou de uma reunião de especialistas da International Energy Agency (IEA), na qual apresentou seus trabalhos sobre matriz energética e mobilidade em países de economia emergente. Saiba mais.

luis marcelo

O doutorando Luis Marcelo Garcia da Silva (IPEN) foi vencedor na competição de pôsteres virtuais do 2nd Mini Interdisciplinary Student Symposium, realizado em 26 de março com participantes de 7 países e organização do DuongLab da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). O membro do CINE apresentou trabalho sobre conversão de CO2 a metanol em uma célula a combustível. Site do evento.

rene

O Prof René Alfonso Nome Silva (UNICAMP), pesquisador do CINE, foi nomeado editor associado permanente das revistas Frontiers in Chemistry e Frontiers in Physics, na seção Physical Chemistry and Chemical Physics. Veja.

PRÓXIMOS EVENTOS CINE

webinar erwin

CINE Webinar Solar-driven synthesis of fuels and chemicals from biomass and plastic waste.

Palestrante: Prof Erwin Reisner (University of Cambridge, Reino Unido).

Quando? 11 de maio de 2021 às 11h (horário de Brasília).

Onde? No YouTube e Facebook do CINE.

workshop aes dec

AES & DEC Workshop 2021

O workshop dos programas “Armazenamento Avançado de Energia” e “Portadores Densos de Energia” do CINE será realizado nos dias 14 e 15 de junho de 2021 em formato virtual. Consistirá em 6 palestras convidadas sobre temas da área de energia com os seguintes palestrantes: Roberto Torresi (USP, Brasil), Deepak Dubal (QUT, Australia), Alex Roberts (Coventry University, Reino Unido), Anna Hankin (Imperial College London, Reino Unido), Dionigi Fabio (TU Berlin, Alemanha) e Renato Freitas Garcia (UFMT, Brasil). O evento é aberto a todo público mediante inscrição gratuita por meio deste formulário.

cine talks

CINE Talks 2021

Ciclo de webinários mensais, abertos a todo público e proferidos por pesquisadores do CINE. Mais informações serão divulgadas oportunamente nos canais do CINE. Marque as datas na sua agenda!

CINE EM EVENTOS

Evento anual de avaliação do CISTAR (Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources, EUA). 14 de abril de 2021. Online. Site do CISTAR.

cistar

No evento, os pesquisadores do CINE Fabio Coral Fonseca (IPEN) e André Santarosa Ferlauto (UFABC) apresentaram um projeto de colaboração com o CISTAR para pesquisa conjunta e intercâmbio de pesquisadores. O projeto também inclui o RCGI, reunindo assim três centros de pesquisa para inovação/ engenharia na área de energia dos Estados Unidos (CISTAR) e do Brasil (CINE e RCGI).

International Conference on Electrocatalysis for Renewable Energy. 29 a 31 de março de 2021. Online. Organizado por ElCoREL (consórcio de instituições europeias dedicado a treinar jovens pesquisadores na área de armazenamento de eletricidade renovável em combustíveis e produtos químicos). Site do evento.

el corel

O estudante João Pedro Gaudêncio R. Santos (UFSCar), bolsista de iniciação científica no CINE, apresentou nessa conferência um pôster virtual (showcase) sobre seu trabalho com catalisadores baseados em materiais nanoestruturados baratos e abundantes, para fotoanodos usados na oxidação da água. Esta foi a primeira participação de João em um evento científico internacional.

MÍDIAS SOCIAIS

midias sociais

As atualizações do CINE (pesquisa, eventos, oportunidades, notícias dos membros, parcerias) também estão nas redes sociais. Em português: Instagram e Facebook. Em inglês: Twitter e LinkedIn.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial