Colaboração do CINE com RCGI avança o conhecimento sobre conversão eletroquímica de CO2
20 de June de 2022
20 de June de 2022

Contato



Raphael Nagao
UNICAMP - Brasil

Um trabalho liderado por pesquisadores do CINE e do RCGI avança o conhecimento sobre técnicas capazes de elucidar a reação de redução de dióxido de carbono (CO2 RR) – processo que transforma esse gás do efeito estufa em compostos de utilidade industrial e alto valor agregado.

O estudo contribui para desenvolver soluções que diminuam as emissões de dióxido de carbono à atmosfera e, ao mesmo tempo, aproveitem o dióxido de carbono como matéria-prima, substituindo derivados do petróleo e outros compostos. O CINE e o RCGI são centros de pesquisa fundados e financiados pela FAPESP e a Shell para realizar pesquisa em novas energias e gases do efeito estufa, respectivamente. Ambos os centros têm entre seus temas de pesquisa a redução de dióxido de carbono.

Como fruto desse trabalho, acaba de ser publicado um artigo de revisão na revista científica ChemElectroChem, com destaque em capa. O review aborda a evolução, ao longo do tempo, dos dispositivos destinados ao estudo da redução de CO2. Nessa reação, a molécula de dióxido de carbono é reduzida (ganha elétrons) e se transforma  em compostos como etileno, etanol, ácido fórmico ou metanol. O processo é promissor para viabilizar a reciclagem do CO2, mas a sua eficiência ainda precisa ser aprimorada. E, para isso, é necessário compreender melhor o complexo mecanismo da reação, principalmente no que diz respeito à formação dos compostos finais (chamados “produtos”) e dos intermediários (aqueles que se formam ao longo do processo).

O artigo de revisão da ChemElectroChem foca as adaptações que já foram feitas em células eletroquímicas (os dispositivos onde ocorrem as reações) para integrar a técnica de espectrometria de massas, a qual é capaz de identificar compostos químicos. Entre outros aspectos, os autores abordam um dos principais desafios na aplicação dessa técnica à redução de CO2: a identificação e quantificação em tempo real dos intermediários e produtos formados, mesmo sob intensa geração de bolhas na superfície do eletrodo. “Essas reações formam muitas bolhas porque a redução de CO2 acontece juntamente com o desprendimento de hidrogênio (H2) na mesma faixa de potencial”, explica o professor Raphael Nagao (UNICAMP), pesquisador do programa Portadores Densos de Energia do CINE e autor correspondente do review junto ao professor Fabio H. B. Lima (IQSC-USP), que é membro do RCGI. “No review mostramos como setups mais avançados e atuais conseguem superar esse problema além de medir com boa sincronia os sinais de massa/carga das espécies com o potencial aplicado”, completa Nagao.

O estudo foi realizado com financiamento da FAPESP, Shell, FAPEMA, CNPq e Capes, além do apoio da ANP.

Referência do artigo:  Electrochemical Mass Spectrometry: Evolution of the Cell Setup for On-Line Investigation of Products and Screening of Electrocatalysts for Carbon Dioxide Reduction. Adriana C. Queiroz, Maykon L. Souza, Mariana R. Camilo, Wanderson O. Silva, Daniel A. Cantane, Igor Messias, Maria R. Pinto, Raphael Nagao, Fabio H. B. Lima. ChemElectroChem. https://doi.org/10.1002/celc.202101408
Contato



Raphael Nagao
UNICAMP - Brasil


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial