CINE participa de cúpula internacional sobre o futuro da energia

Membros do comitê executivo do CINE marcaram presença no Energy Summit, que reuniu especialistas, empreendedores e líderes de treze países do mundo para discutir os próximos passos da transição energética. Realizado no Rio de Janeiro, o evento contou com mais de dez mil participantes entre os dias 24 e 26 de junho.
“Este tipo de evento é muito relevante para ampliar o diálogo e a cooperação entre academia, setor produtivo e governos, acelerando a implementação de soluções tecnológicas essenciais para uma transição energética bem-sucedida”, diz o professor Hudson Zanin (Unicamp), que representou o CINE na cúpula junto à professora Ana Flávia Nogueira (Unicamp), diretora do centro.
“O CINE destacou-se como um protagonista da transição energética, com a sua capacidade de alinhar pesquisa científica de ponta com aplicações tecnológicas práticas e inovadoras”, comenta Zanin.
No evento, o professor Zanin, que coordena o programa de Armazenamento Avançado de Energia do CINE, foi um dos oradores do painel de discussão sobre o futuro do armazenamento de energia. O painel contou também com a participação de representantes da Petrobras, do Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas e da Hyme, empresa dinamarquesa da área de energia.
Na discussão, os especialistas abordaram os avanços tecnológicos em baterias e supercapacitores, a integração de sistemas de armazenamento com fontes renováveis, bem como perspectivas econômicas e desafios regulatórios para adoção desses sistemas em larga escala. “O público presente era bastante diverso, composto por pesquisadores, representantes da indústria energética, investidores, empreendedores e formuladores de políticas públicas, o que proporcionou um debate extremamente produtivo e rico em diferentes perspectivas”, conta Zanin.
Contato

Hudson Zanin
UNICAMP