CINE 5 anos – Sabrina Carvalho: seis meses em laboratório de excelência na Alemanha.
26 de October de 2023
26 de October de 2023

Sabrina Gonçalves de Macedo Carvalho passou a fazer parte do CINE em setembro de 2019, durante o seu pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), sob supervisão do professor Reginaldo Muccillo. Poucos meses depois, em janeiro de 2020, ela iniciava um estágio de pesquisa de seis meses na Alemanha, com financiamento do CINE, no Instituto de Pesquisa em Energia e Clima (IEK) do Forschungszentrum Jülich – um dos mais importantes centros de pesquisa interdisciplinar da Europa.

A partir de março, a sua rotina de pesquisadora mudou bastante, em função da inesperada pandemia de Covid-19. “Foram necessários ajustes para que o trabalho pudesse ser desenvolvido com segurança, mas toda a organização e estrutura do centro de pesquisa permitiu que o projeto de pesquisa continuasse”, conta Sabrina.

Na Alemanha, a pós-doc aproveitou a expertise e infraestrutura do IEK para desenvolver técnicas de produção de membranas porosas capazes de capturar dióxido de carbono (CO2). O trabalho foi publicado em uma revista científica de alto impacto da área de membranas.

No final do estágio de pesquisa, o crescimento profissional foi grande. “Aprender novas técnicas de preparação e análise de materiais e adquirir novas habilidades, tudo isso num ambiente novo e diverso, com uma estrutura e cultura de trabalho diferente, foi muito enriquecedor”, diz a jovem pesquisadora.

Do ponto de vista pessoal, Sabrina percebe que a experiência gerou transformações e amadurecimentos importantes a partir da interação com novas pessoas, locais e cultura, tudo isso longe da sua família e, principalmente, da filha, que na época tinha 3 anos. “Fiquei muito grata ao CINE pela oportunidade de ter essa experiência que gerou desenvolvimento pessoal e profissional, além de enriquecer o meu currículo”, conclui Sabrina, que hoje faz pós-doutorado na UFABC.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial