CINE 5 anos – Principais resultados do programa AES.
Programa Armazenamento Avançado de Energia (AES)
Coordenador: Rubens Maciel Filho (Unicamp)
Gerar know how nacional em uma área crítica para a descarbonização, a de baterias e supercapacitores, foi uma das principais conquistas do programa AES nos primeiros 5 anos do CINE. De fato, o armazenamento de energia está no coração da transição energética, uma vez que as principais fontes renováveis em ascensão (a eólica e a fotovoltaica) geram energia em forma intermitente, tornando necessário o seu estoque.
Nesse contexto, os pesquisadores do programa não só desenvolveram dispositivos inovadores, como baterias de lítio-oxigênio inéditas no país, mas também ganharam expertise em resolver as dificuldades da produção em escala de baterias e supercapacitores. Os avanços renderam mais de 60 artigos científicos e 6 patentes – uma delas, licenciada.
“Essas pessoas hoje iniciam uma massa crítica com know how para o avanço da área no Brasil por meio de um olhar mais aprofundado e crítico sobre o armazenamento de energia, sempre atento às especificidades nacionais”, diz Gustavo Doubek, um dos pesquisadores principais do programa. “Sem isso, a transição para uma economia de baixo carbono pode ocorrer sem critérios e a custos muito elevados, com o capital fluindo aos países que dominam tais tecnologias”, completa o cientista.
Além disso, com financiamento e apoio do CINE, o programa estruturou seus laboratórios, desenvolveu colaborações científicas e criou a primeira planta piloto para manufatura de supercapacitores no Brasil, estabelecendo uma plataforma única para continuar avançando as fronteiras tecnológicas na área de armazenamento de energia.