CINE 5 anos – Palavras de Rubens Maciel Filho, primeiro diretor do Centro.
23 de November de 2023
23 de November de 2023

“O CINE iniciou suas atividades em agosto de 2018 com uma estrutura completamente diferente de outras iniciativas similares apoiadas pela Fapesp e também pela Shell.

O CINE foi estruturado para ter quatro divisões de pesquisa fisicamente independentes e localizadas em diferentes locais, a saber: uma no Instituto de Química da Unicamp, outra na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, uma terceira divisão no IPEN (cidade de São Paulo) e a quarta divisão no Instituto de Química da USP de São Carlos.

A estrutura de hub foi criada, sendo o diretor do hub o responsável pela implantação das atividades administrativas, de governança e de acompanhamento das atividades desenvolvidas quanto à sua aderência à missão e objetivos do Centro.

Nos dois primeiros anos, além de conduzir as atividades científicas da divisão que coordenava (AES – Advanced Energy Storage) o meu desafio foi implantar uma estrutura e um modus operandi que fizessem o Centro se estabelecer, ter uma governança eficiente e participativa com relação aos coordenadores das outras divisões, crescer em número de pesquisadores (alunos de mestrado, doutorado e pós-docs), ser conhecido em suas áreas de atuação e propiciar uma efetiva colaboração/integração de atividades entre as divisões e atividades claramente definidas para os coordenadores de Divulgação e de Transferência de Tecnologia. Estes foram desafios vencidos devido ao fruto de um trabalho sério e competente das pessoas envolvidas.

Neste período de dois anos tivemos 3 representantes diferentes da Shell participando da organização administrativa do CINE que contribuíram de forma importante para o sucesso das atividades. Com apenas 3 meses de existência tivemos em outubro de 2018 o 1st Joint Steering Committee Meeting, no qual foram expostas as estratégias e ações que a Diretoria do hub iria seguir para atingir as metas propostas nos projetos que constituíam o Centro. A 2ª Reunião do Joint Steering Committee, ainda sob minha Direção, foi em dezembro de 2019, onde os notáveis progressos do Centro já puderam ser claramente apresentados.

Nesta fase, uma sede física, mesmo que provisória, foi estabelecida para o hub, e agradecimentos devem ser dados ao então diretor da Faculdade de Engenharia Química, Prof. Edson Tomaz, que alocou um espaço para o estabelecimento do Laboratório de Baterias com espaço para a sede do hub; ao então representante da Shell na administração do CINE Giancarlo Ciola, e aos servidores Rita de Cássia Xavier Camargo do Espírito Santo, Guilherme Brandini e José Antônio Teixeira Júnior. Depois de Giancarlo Ciola, tive o prazer de trabalhar com Marcelo Mofati e por último com Camila Brandão. Agradeço a todos pelo envolvimento e comprometimento com o CINE. Devo ainda destacar as importantes contribuições destes servidores no estabelecimento e implementação dos procedimentos, tanto administrativos quanto de acompanhamento das atividades científicas e de divulgação do Centro.

As atividades do CINE foram impactadas pela Pandemia de COVID19, especialmente as experimentais, que tiveram que se adequar aos protocolos das instituições envolvidas. No entanto, com a competência e determinação dos pesquisadores envolvidos, avançamos muito em todos os índices de progresso normalmente empregados.

Deixei a Direção do CINE em outubro de 2020 com mais de 230 pesquisadores e com uma forma consistente de trabalhos seguindo a missão e os objetivos do Centro, e aderente às colocações e sugestões do Joint Steering Committee Meeting.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial