CINE 5 anos – Jéssica Alvim: estágio de pesquisa no Imperial College London.
12 de December de 2023
12 de December de 2023

O ano de 2023 foi profícuo em viagens científicas para a doutoranda Jéssica Costa Alvim. Membro do CINE desde 2020, ela trabalha com o desenvolvimento de materiais capazes de promover a conversão de dióxido de carbono em etanol, usando a luz do Sol como fonte de energia.

Em abril, ela foi para os Estados Unidos com a sua orientadora, Claudia Longo (Unicamp), para fazer uma visita técnica a um centro de pesquisa da Shell em Houston e participar de um dos principais eventos científicos do mundo na área de materiais, o MRS Spring Meeting & Exhibit, realizado em San Francisco. “Pudemos divulgar nosso trabalho para outros pesquisadores da academia e da indústria”, conta Jéssica, frisando que as discussões geradas contribuíram para melhorar o trabalho e pensar em novos projetos.

Quatro meses depois, a doutoranda embarcava novamente em um avião, desta vez com destino a Londres, para fazer parte do doutorado no Imperial College sob supervisão de James Durrant, renomado cientista com índice h=152. O grupo de pesquisa de Durrant é referência mundial em Fotoquímica – área que estuda o aproveitamento da energia solar para produzir eletricidade ou combustíveis.

O primeiro contato de Jéssica com Durrant ocorreu na CINE Conference de 2022, quando ela fez uma apresentação oral do seu trabalho. O cientista, que estava participando do evento enquanto membro do Conselho Internacional do CINE, discutiu os resultados com a doutoranda e a sua orientadora, iniciando uma colaboração científica.

“No Imperial estou vivendo uma grande experiência de desenvolvimento de conhecimentos e habilidades científicas e culturais; me sinto muito grata por todas as oportunidades que tive até aqui”, diz Jéssica.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial