CINE 5 anos – Gabriel Pinheiro: primeiro trabalho de aprendizado de máquina.
12 de December de 2023
12 de December de 2023

O primeiro artigo científico que Gabriel Pinheiro assinou como autor é também um marco no CINE: trata-se da primeira publicação do centro sobre aprendizado de máquina (machine learning). Essa subárea da inteligência artificial é de grande interesse do CINE, pois permite acelerar muito significativamente a descoberta de novas composições e de novas propriedades de materiais com o objetivo de usá-los na geração e armazenamento de energia.

Na época em que o artigo foi publicado, em 2020, Gabriel estava terminando o mestrado no INPE e prestes a começar o doutorado na UNIFESP, sempre na área de aprendizado de máquina e sob orientação do professor Marcos Quiles.

Para desenvolver esse trabalho, a participação em eventos do CINE foi fundamental. “O meu projeto começou a ganhar solidez no primeiro evento do CINE do qual participei, que também expandiu a minha visão sobre o ambiente acadêmico”, diz Gabriel.

Nesses eventos, membros do centro apresentam os avanços nas suas pesquisas e discutem os resultados com outros membros e com pesquisadores convidados, dando lugar a novas colaborações. “Os workshops semestrais do programa de pesquisa em Ciência Computacional do qual faço parte no CINE me proporcionaram participação em diferentes trabalhos”, conta o doutorando.

Atualmente nos Estados Unidos, fazendo um estágio de doutorado na Oregon State University, Gabriel avalia que ser membro do CINE o auxiliou não apenas a conseguir esta nova oportunidade, mas também a se preparar para vivenciá-la.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial