Acesso à Intranet
Avanços do CINE em baterias LiO2 despertam interesse em evento no Japão
10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

Contato



Gustavo Doubek
UNICAMP

O pós-doutorando do CINE André Navarro de Miranda esteve no Japan Energy Summit & Exhibition 2025  apresentando resultados de pesquisas em baterias de lítio-oxigênio (Li-O2), realizadas dentro do programa Armazenamento Avançado de Energia (AES) do CINE.

O evento, que foi realizado em Tóquio de 18 a 20 de junho deste ano, reuniu cerca de 6 mil participantes do mundo, principalmente executivos, formuladores de políticas públicas e diversos profissionais da área de energia.

As baterias de lítio-oxigênio são promissoras pela sua capacidade de armazenar quantidades de energia muito superiores às das baterias convencionais. “Desde 2018, o programa AES do CINE, sediado na Unicamp, tem se dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia”, diz André, que é membro do programa. “Durante esse período, conseguimos desenvolver diversos protótipos e metodologias avançadas de caracterização”, conta ele.

Um dos principais resultados atingidos foi a realização de estudos em modo operando, que são análises químicas realizadas em tempo real durante os ciclos de carga e descarga do dispositivo. “Entendendo bem como estas baterias funcionam podemos otimizar os componentes e mirar num protótipo comercialmente viável”, explica o pós-doc.

O trabalho foi apresentado por André em 15 minutos e discutido com o público e com outros dois palestrantes da sessão em uma mesa redonda de 30 minutos. “O formato da sessão, diferente e dinâmico, favoreceu a troca de ideias e o aprofundamento dos temas”, conta ele.

De acordo com o pós-doutorando, os avanços do CINE despertaram bastante interesse. “Na parte acadêmica, o foco da discussão foram os desafios técnicos, especialmente a estabilidade e ciclabilidade dessas baterias, que ainda precisam ser aprimoradas”, relata ele. “Já do ponto de vista comercial, a principal preocupação girou em torno da viabilidade econômica, já que os materiais ainda não fazem parte de uma cadeia de suprimentos consolidada, como acontece com as baterias de íon-lítio tradicionais”, completa.

Saiba mais sobre o evento.

Contato



Gustavo Doubek
UNICAMP

UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contato:
Acompanhe nossas redes sociais: