Artigos do CINE superam as 10 mil citações em cinco anos e meio

A produção científica do CINE atingiu uma importante marca no final de 2024: o conjunto de artigos publicados em periódicos científicos indexados recebeu mais de 10 mil citações.
Desde meados de 2018, membros do CINE e seus colaboradores produziram cerca de 600 papers, nos quais reportaram os avanços dos projetos de pesquisa que desenvolvem no centro. Até o presente, esses artigos já foram citados mais de 10.800 vezes em outros artigos.
O número de citações constitui uma importante medida do impacto e da relevância acadêmica de um trabalho científico. “Esses dados demonstram o reconhecimento da comunidade científica global em relação às contribuições do CINE para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas como armazenamento de energia, hidrogênio verde, captura de carbono e novos materiais”, diz o professor Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP), coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento no CINE.
A quantidade de citações a papers do CINE tem aumentado consistentemente ano a ano. Segundo o Google Acadêmico, foram 168 citações em 2019, 654 em 2020, 1.485 em 2021, 2.178 em 2022, 2.577 em 2023 e 3.253 no ano passado. “O crescimento contínuo no número de publicações e citações reflete o compromisso do CINE com a produção de ciência de excelência”, comenta Juarez. “Esse esforço é traduzido em artigos publicados em periódicos de altíssima qualidade, consolidando sua posição como referência na pesquisa sobre energias renováveis e soluções sustentáveis”, completa.
Alguns dos papers do CINE reuniram, individualmente, mais de 100 citações. São exemplos o artigo de revisão sobre supercapacitores de eletrodos porosos, liderado pelos pesquisadores Hudson Zanin e Leonardo M. Da Silva; o primeiro artigo do CINE sobre aprendizado de máquina, com Gabriel A. Pinheiro e Marcos G. Quiles como autores correspondentes, e um paper sobre perovskitas híbridas, com Rodrigo Szostak e Ana Flávia Nogueira entre os autores principais.
Acompanhe as nossas publicações no perfil do CINE no Google Acadêmico.