Armazenamento de energia: supercapacitores de sódio
Uma equipe de pesquisadores conseguiu otimizar supercapacitores de íons de sódio – tecnologia alternativa à de íons de lítio que tem a vantagem de se basear em um elemento abundante e bem distribuído no planeta, o sódio. Os autores usaram uma combinação de técnicas de caracterização para entender o impacto de diferentes eletrólitos líquidos no desempenho, segurança e durabilidade dos supercapacitores. Dessa forma, eles puderam determinaram quais seriam as melhores opções. “Os eletrólitos que estudamos poderiam ser incorporados facilmente em linhas de produção já existentes, o que é uma vantagem importante para a comercialização”, diz Raissa Venâncio, pós-doutoranda no CINE e autora principal da pesquisa. Saiba mais.
Entrevista com Lucia Mascaro
Lucia Mascaro não tinha referências na família de pessoas com diploma universitário, mas, no ensino médio, ela se apaixonou pela Química e decidiu que essa seria a sua profissão. Mais tarde, encontrou na pesquisa um espaço ideal para se desenvolver e contribuir. Hoje, ela faz parte do grupo minoritário de mulheres que atingiram os níveis mais altos da carreira científica. No CINE, coordena pesquisas sobre a produção sustentável de hidrogênio, tema no qual começou a atuar em 1994, no seu pós-doutorado. Saiba mais.
Ciclo de seminários do CINE
Está começando a terceira edição do programa CINE Talks. Neste ano, o ciclo contará com apresentações de pesquisadores de pós-doutorado do Centro e convidados externos, que abordarão temas centrais na transição energética. Os seminários serão realizados na plataforma Google Meets e estão abertos à participação de todo público. “Neste ciclo vamos dar visibilidade aos avanços científicos, tecnológicos e conceituais desenvolvidos por pesquisadores do CINE, além de consolidar um espaço contínuo de integração entre as diferentes frentes do Centro”, diz Juarez L. F. Da Silva, coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento. No dia 20 de março, o seminário inaugural apresentará um estudo computacional sobre eletrocatalisadores para a produção de hidrogênio por meio da eletrólise da água. Saiba mais.
O pesquisador de pós-doutorado Paulo Ernesto Marchezi (UNICAMP) ministrou uma palestra convidada na 6ª International School on Hybrid, Organic and Perovskite Photovoltaics (HOPE-PV 2025), realizada de 17 a 21 de novembro de 2025 em Zhengzhou (China), com a presença de pesquisadores de referência em células solares de perovskita, orgânicas e híbridas. Durante o evento, Marchezi apresentou a palestra “Advanced In-Situ and Operando Characterization of Perovskite Solar Cells: From Nucleation to Degradation Pathways”. A apresentação destacou resultados recentes de pesquisas desenvolvidas no CINE sobre o uso de técnicas avançadas de caracterização in situ e operando para investigar, em tempo real, os mecanismos de nucleação, crescimento, formação de defeitos e degradação em dispositivos fotovoltaicos de perovskita. Os resultados contribuem para o desenvolvimento racional de arquiteturas mais eficientes, estáveis e escaláveis, aproximando a tecnologia da aplicação comercial. O convite para apresentar a palestra evidencia o reconhecimento internacional da qualidade dos trabalhos do CINE nessa área.
Siga-nos nas redes sociais
UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084